Comércio varejista tem quarta alta consecutiva e cresce 3,4% em agosto

Aumento se dá com relação ao mês anterior; dados são do IBGE

Publicado em 08/10/2020 - 16:50 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

As vendas no comércio varejista cresceram 3,4% em agosto na comparação com julho. Essa é a quarta alta mensal consecutiva, após o setor registrar quedas em março e abril, influenciadas pela pandemia do novo coronavírus. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada nesta quinta-feira pelo IBGE.

Com o resultado, o volume de vendas do varejo atingiu o maior patamar da série histórica da Pesquisa, ficando 2,6% acima do recorde anterior, de outubro de 2014.

Frente a agosto de 2019, o comércio varejista cresceu 6,1%. No acumulado do ano, o setor segue com vendas em queda, mas em ritmo menor, enquanto nos últimos 12 meses, acumula crescimento de 0,5%, após três meses de estabilidade.

O gerente da pesquisa, Cristiano Santos, explicou que o varejo encontrou o pior momento em abril, mas foi se recuperando nos meses seguintes.

No comércio varejista ampliado, que inclui veículos e material de construção, o volume de vendas cresceu 4,6% frente a julho. Já em relação a agosto do ano passado, houve alta de 3,9%, segunda taxa positiva consecutiva. No acumulado do ano e nos últimos 12 meses o setor amargou perdas, mas também com intensidade menor que nos meses anteriores.

Segundo o IBGE, cinco das oito atividades do comércio varejista tiveram variações positivas, com destaque para Tecidos, vestuário e calçados; Artigos de uso pessoal e doméstico; Móveis e eletrodomésticos; Equipamentos e material para escritório; e Combustíveis e lubrificantes.

Por outro lado, houve forte queda na venda de livros, jornais, revistas e papelaria, e recuo também no grupo de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, além de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo.

Edição: Sumaia Villela

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo