Governo anuncia mudanças no eSocial

Objetivo é facilitar preenchimento e reduzir custos

Publicado em 22/10/2020 - 21:25 Por Victor Ribeiro - Brasília

O governo federal anunciou nesta quinta-feira (22) uma série de medidas para aumentar a flexibilização do mercado de trabalho. O conjunto de ações recebeu o nome de Descomplica Trabalhista.

Entre as medidas está a revogação de 48 atos do Ministério da Economia considerados obsoletos. O secretário de Trabalho do ministério, Bruno Dalcolmo, afirmou que a ideia é melhorar o ambiente de negociação no país.

Outra mudança foi no aplicativo do Sistema Simplificado de Escrituração Digital de Obrigações Previdenciárias, Trabalhistas e Fiscais (eSocial). O novo eSocial simplifica o preenchimento e elimina campos que tomavam tempo desnecessário para digitação. De acordo com o Ministério da Economia, o formulário mais leve atende às reivindicações dos patrões, sem prejudicar o repasse de informações para a elaboração das políticas públicas de Trabalho e de Previdência.

O secretário Bruno Dalcolmo afirmou que essa alteração no eSocial reduz o custo dos serviços no país.

Entre as mudanças no eSocial, o CPF passa a ser o único número de identificação do trabalhador, dispensando a referência a outros números cadastrais, como, por exemplo, PIS e Pasep. Também foram excluídos os pedidos de informações que já constam nas bases de dados do governo, como os números da identidade e da carteira de habilitação.

Em entrevista à TV Brasil Gov, a contadora Alessandra Amorim elogiou a ampliação do prazo para prestar esclarecimentos diante do eSocial, que aumentou de 24 horas para 30 dias. Ela destacou também a simplificação na prestação de contas.

O governo também reescreveu a Norma Regulamentadora 31, que trata especificamente da saúde e segurança na agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal e aquicultura. O novo texto foi aprovado em consenso entre trabalhadores e empregadores na Comissão Tripartite Paritária Permanente.

De acordo com o Ministério da Economia, a atualização privilegia as soluções de eliminação de perigos ou de redução dos riscos para o trabalhador do campo.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo