IBGE: Total de desempregados chega a 13,8 milhões de junho a agosto

Taxa ficou em 14,4% - acima dos 12,9% do trimestre anterior

Publicado em 30/10/2020 - 17:16 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

O número de desempregados no trimestre terminado em agosto chegou a 13,8 milhões pessoas, segundo os dados da Pnad Contínua divulgados nesta sexta-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa ficou em 14,4% - acima dos 12,9% registrados no trimestre encerrado em maio - e é a maior desde o início da série histórica da pesquisa em 2012.

Agora são cerca de 1,1 milhão de pessoas a mais à procura de emprego - um aumento de 8,5% frente ao trimestre encerrado em maio.

Para a analista da pesquisa do IBGE, Adriana Beringuy, o aumento na taxa de desemprego é um reflexo da flexibilização das medidas de isolamento social para controle da pandemia de covid-19, o que está fazendo as pessoas voltarem a procurar trabalho.

A pesquisa ainda mostra que o número de pessoas ocupadas no país caiu 5% na comparação com o trimestre anterior, chegando ao menor contingente já registrado na série da pesquisa. Agora, são 81 milhões e 700 mil pessoas ocupadas, ou seja, uma queda de 4,3 milhões de pessoas. Em relação ao mesmo trimestre do ano passado, são 12 milhões de pessoas a menos no mercado de trabalho.

Já o número de desalentados - aqueles que desistiram de procurar emprego - subiu para quase 6 milhões, atingindo o recorde da série da pesquisa. São mais 440 mil pessoas em relação ao trimestre anterior, e 1,1 milhão de desalentados frente ao mesmo trimestre de 2019.

A taxa de informalidade no trimestre encerrado em agosto também subiu em relação ao trimestre anterior. Agora são 31 milhões de pessoas trabalhando por conta própria ou sem carteira assinada - um aumento de 0,4 ponto percentual.

Últimas notícias
Segurança

PF prende 24 pessoas em operação contra pornografia infantil

24 pessoas foram presas na segunda fase da operação Lobos, realizada pela Polícia Federal, nesta sexta-feira, para reprimir abuso sexual infantil na darkweb. Os sites eram utilizados por quase 2 milhões de usuários, em todo o mundo.

Baixar arquivo
Segurança

Argelino vira réu por apologia ao nazismo

O cidadão argelino Abdessalem Martani, que vive no Brasil , se tornou réu por publicar imagens que fazem apologia ao nazismo no Facebook.

Baixar arquivo
Saúde

Mais de 30 países já notificaram casos da Ômicron

Por ter uma maior facilidade de transmissão, a nova cepa do coronavirus tem sido apontada pela África do Sul como determinante no agravamento da quarta onda vivida no país. .

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Motoristas recebem notificação antecipada de multas em novo serviço

As mensagens começaram a ser enviadas esta semana por e-mail, SMS e pelo aplicativo gov.br. Esse serviço, chamado de Notifica gov.br, ainda está em operação-piloto e deverá ser ampliado para outras áreas. 

Baixar arquivo
Saúde

Paciente do RJ testa negativo para variante Ômicron

Paciente de 29 anos, que chegou ao Rio vinda recentemente de uma viagem à África do Sul, estava sob suspeita de infecção pela Ômicron, nova variante do coronavírus.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Prêmio de Acessibilidade reconhece iniciativas de inclusão de PCDs

Programa de instituto da Baixada Fluminense que oferece livros com linguagem inclusiva, como em Libras, e ação da prefeitura de João Pessoa que proporciona banho de mar acessível, passeio de caiaque e vôlei sentado foram algumas iniciativas premiadas.

Baixar arquivo