Saldo de geração de empregos deve ficar positivo até novembro

A previsão está no relatório Informe Conjuntural da CNI

Publicado em 22/10/2020 - 17:22 Por Anna Luísa Praser - Brasília

Depois de quatro meses registrando um número maior de demissões do que de contratações no mercado formal de trabalho, o saldo de geração de empregos deve ficar positivo até novembro deste ano.

A previsão está no relatório Informe Conjuntural, do terceiro trimestre da CNI – a Confederação Nacional da Indústria.

E a boa notícia é que, mesmo com a pandemia ainda em curso, a geração de emprego já começa a dar sinais de recuperação. Segundo dados do Caged – o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - o saldo de empregos entre janeiro e agosto foi negativo em 849 mil postos de trabalho. Mas, o bimestre julho-agosto, analisado em separado, apresentou um saldo positivo em todos os setores.

E a tendência é que esses números permaneçam positivos, como detalha o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo.

O consultor financeiro e ex-membro do Conselho Federal de Economia, Luiz Alberto Machado, alerta que, embora seja positiva, essa retomada não será capaz de recuperar todos os postos de trabalho perdidos ao longo da pandemia.

A retomada do emprego também não será linear. Alguns setores vão apresentar mais lentidão para se recuperar do que outros, como é o caso do de serviços, onde se encontra grande parte de prestadores informais – e que ainda estão com os trabalhos suspensos ou com pouco movimento por causa dos receios da pandemia.

Apesar de um saldo positivo, o resultado anual apontado pelo Informe Conjuntural é de que o Brasil encerre 2020 com saldo negativo de cerca de 850 mil postos de trabalho fechados, e taxa média de desocupação de 13,5% - 1,6 ponto percentual acima do registrado em 2019.

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios – a PNAD contínua do IBGE, mais de 13 milhões de brasileiros estavam desocupados no terceiro trimestre, encerrado em julho deste ano.

Edição: Fabiana Pelles

Últimas notícias
Política

Lula volta a defender saidinhas temporárias do sistema prisional

Há previsão do Congresso Nacional de votar vetos presidenciais na quarta-feira (24). 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Branqueamento de corais em Fernando de Noronha preocupa pesquisadores

O fenômeno do branqueamento de corais é um dos principais sintomas de um ecossistema marinho que está passando por adversidades. Quando o coral fica branco da cor do seu esqueleto calcário, ele pode morrer.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus projeta crescimento de 2,02% da economia em 2024

O documento traz as previsões de economistas e analistas de mercado consultados pelo Banco Central. Boletim ainda projeta inflação de 3,73%. 

Baixar arquivo
Geral

Indígenas marcham rumo ao Congresso para cobrar demarcação de terras

Uma sessão solene no plenário da Câmara dos Deputados homenageou os 20 anos do Acampamento Terra Livre.

Baixar arquivo
Geral

Calor fora de época vai durar até fim de abril

Nos próximos dias, a escalada da temperatura vai afetar principalmente as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Denúncia de crimes ambientais coloca jornalistas em risco na Amazônia

Nos últimos dez anos, foram registrados 230 casos de violência contra a liberdade de imprensa nos noves estados que compõem a Amazônia Legal. Pará é o estado mais violento para jornalistas, seguido do Amazonas e Mato Grosso.   

Baixar arquivo