Setor de serviços continua em crescimento no Brasil

Mas, ainda não recuperou as perdas entre fevereiro e maio

Publicado em 14/10/2020 - 15:18 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

O volume de serviços prestados no Brasil cresceu 2,9% em agosto frente à julho, acumulando em 3 meses crescimento de 11,2%. Apesar da terceira alta consecutiva, o setor não conseguiu recuperar as perdas observadas entre fevereiro e maio, relacionadas principalmente à pandemia do novo coronavirus. Nesse período, o volume de serviços registrou um tombo de 19,8%, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta quarta-feira (14) pelo IBGE.

Mesmo com os ganhos, em relação a agosto de 2019, o volume de serviços recuou 10%, a 6ª taxa negativa seguida nessa base de comparação. Já no acumulado do ano, o setor ainda amarga queda de 9% frente ao mesmo período do ano passado. Em 12 meses, a perda é de 5,3%. 

Na passagem de julho para agosto, houve alta em 4 das 5 atividades pesquisadas, com destaque para serviços prestados às famílias, que registraram as 3 maiores taxas de toda série histórica. O gerente da Pesquisa, Rodrigo Lobo, ressalta que apesar dos recordes, a atividade está longe de chegar ao patamar pré-pandemia.

Também foram observados avanços nos transportes, serviços auxiliares de transportes e correio, serviços profissionais, administrativos e complementares e outros serviços. O único resultado negativo em agosto ficou com os serviços de informação e comunicação.

Ainda de acordo com IBGE, o setor de serviços, um dos mais abalados pelas medidas impostas para conter o coronavírus, tem apresentado uma recuperação mais lenta do que a observada, por exemplo, no comércio e na indústria.

O índice de atividades turísticas também apontou expansão de 19,3% em agosto, acumulando crescimento de 63,4% em 4 meses. O indicador, porém, ainda não eliminou as taxas negativas de março e abril, quando diversas empresas do setor interromperam as atividades por causa da pandemia.

Edição: Fabiana Pelles

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo