Guedes atribui ao auxílio emergencial aumento do preço dos alimentos

Ele cita ainda materiais de construção e diz que a alta é transitória

Publicado em 12/11/2020 - 14:29 Por Lucas Pordeus León - Brasília

O auxílio emergencial foi considerado o responsável pelo aumento dos preços dos alimentos e dos materiais de construção pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. Por isso, o chefe da equipe econômica do governo argumentou, nesta quinta-feira (12), que essa alta é transitória.

O IBGE informou que a inflação parcial de outubro registrou um aumento de 0,94% no IPCA, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo. Esta é a maior alta para o mês dos últimos 25 anos.

Os alimentos foram os principais responsáveis com um aumento de 2,24% nos preços. Entre os alimentos, os que mais pesaram foram os aumentos dos preços das carnes, com alta de 4,88%; do óleo de soja, 22%; e do arroz, 18%.

O ministro da Economia ressaltou que o governo está atento ao aumento nos preços e, assim como fez com o arroz, poderá reduzir alíquotas de importação para estimular a redução dos valores.

Paulo Guedes participou de um evento da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Questionado pelos empresários se haveria um novo auxílio emergencial em 2021, o ministro da economia disse que, caso venha uma segunda onda da pandemia, o governo deve estudar medidas semelhantes às adotadas para reduzir os impactos do coronavírus neste ano.

 

Últimas notícias
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Geral

MPF quer embargo da obra que instala tirolesa no Pão de Açúcar

O projeto, autorizado pelo Iphan, prevê a instalação de uma tirolesa que liga o Pão de Açúcar e à Urca, cartão postal do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo
Educação

Rede pública de SP planeja uso de IA; professores vão debater medida

A medida foi anunciada pela Secretaria de Educação do estado. Os conteúdos elaborados pela inteligência artificial vão ter que passar pelo aval dos professores, antes da utilização pelos estudantes. 

Baixar arquivo
Justiça

Comitê Judiciário da Câmara dos EUA divulga relatório sobre STF

O relatório, chamado “O ataque à liberdade de expressão no exterior e o silêncio do governo Biden: o caso do Brasil”,  inclui dezenas de decisões do STF e TSE. 

Baixar arquivo
Geral

Na primeira votação, vereadores de SP aprovam privatização da Sabesp

Antes da votação em segundo turno, o projeto vai passar por uma série de audiências públicas na Câmara Municipal de São Paulo e também em bairros da periferia. 

Baixar arquivo