Pix começa a funcionar em todo o país

Banco Central espera aumentar segurança em transações financeiras

Publicado em 16/11/2020 - 12:38 Por Victor Ribeiro - Brasília

A partir de agora, é possível transferir dinheiro de forma imediata, por meios eletrônicos, 24 horas por dia, 7 dias por semana. É o Pix, a plataforma de pagamentos instantâneos do Banco Central, que começa a funcionar efetivamente a partir de hoje.

O professor de Direito Empresarial do Ibmec, Isac Costa, é especialista em finanças e regulação. Ele destaca as vantagens de usar o Pix para quem vai pagar e também para quem for receber dinheiro.

Com o uso do Pix, o Banco Central espera reduzir a circulação de papel moeda e aumentar a segurança nas transações financeiras. É porque o dinheiro vivo é mais fácil de ser roubado ou usado em operações criminosas.

Para usar o Pix é preciso cadastrar as chaves de acesso nas instituições financeiras. A chave pode ser o CPF ou CNPJ, o telefone, o e-mail ou você pode usar um código aleatório. É como se fosse o endereço para mandar uma carta. Você só vai precisar informar a sua chave Pix quando for receber dinheiro, por meio de pagamento ou transferência. Quem for pagar não precisa informar a própria chave, mas precisa saber o código do destinatário, que pode estar num QR-code, um código de barras ou pode ser informado pela pessoa.

Quem ainda não cadastrou a chave, mas quer usar o Pix, basta procurar o banco no qual possui conta. É possível fazer o registro pelo site, pelo aplicativo ou pessoalmente, na agência da instituição financeira. E atenção: se alguém dizendo ser do banco te procurar para cadastrar, desconfie!!

O professor do Ibmec, Isac Costa, alerta que essa é a forma mais usada para aplicar golpes com a nova modalidade de transação.

Além de compras comuns, algumas contas também poderão ser pagas com o Pix. Entre elas, a conta de luz. O pagamento imediato, nesses casos, deve acelerar o religamento de energia para quem perdeu o prazo de pagamento, mas colocou a conta em dia.

Com colaboração de Lucas Pordeus León, da Rádio Nacional, em Brasília, Victor Ribeiro.

 

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo