Transformador começa a operar e energia volta em todo o Amapá

Publicado em 24/11/2020 - 15:11 Por Maíra Heinen - Brasília

Terminou o apagão no Amapá. Após 21 dias entre escuridão total e rodízio de energia, os moradores do estado respiram mais aliviados. Durante a madrugada desta terça-feira (24), o segundo transformador, que veio do município de Laranjal do Jari, começou a operar.

Segundo a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) o fornecimento foi garantido em 100% para atender os 13 municípios afetados pela explosão na Subestação Macapá, no dia 3 de novembro.

Nos cinco primeiros dias após o apagão, as pessoas ficaram totalmente sem energia. O rodízio estabelecido pela companhia começou no dia 8 de novembro, atendendo 60% da população. Muitos moradores reclamaram do cronograma. A moradora de Macapá Marcella Viana afirma que o esquema de rodízio sequer funcionou.
Sem eletricidade, os protestos começaram. Cerca 120 manifestações foram contabilizadas pela Polícia Militar do estado durante esse período. A população se revoltou com a falta de luz  e suas consequências: perda de alimentos, falta d’água potável e os preços dos produtos básicos subindo - e tudo isso em meio a uma pandemia.
Para Lorena Cristina Araújo, outra moradora da capital, houve negligência. E agora, os moradores têm mais um problema a ser enfrentado: a falta d’água.
Em nota, a Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) informou que, na madrugada desta terça-feira, uma das três bombas de captação de água bruta do sistema central de Macapá sofreu uma pane mecânica. O problema afetou o volume a ser distribuído, causando baixa pressão. A Caesa ainda alertou sobre a possibilidade de faltar água em alguns pontos da rede de abastecimento.
Sobre a resolução do problema de energia, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) está trabalhando num relatório de análise de perturbação, que vai apontar as causas do apagão. Segundo o ONS, a previsão é que o relatório seja publicado no mês que vem.

 

Edição: Ana Pimenta

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo