Vendas em supermercados cresceram quase 4% de janeiro a outubro no RJ

Publicado em 24/11/2020 - 18:11 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

As vendas no setor supermercadista subiram quase 4% entre janeiro e outubro neste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. A informação foi divulgada durante coletiva da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj) nesta terça-feira (24).

Entre os produtos que tiveram aumento no consumo, o álcool em gel foi disparado o que atingiu as maiores taxas de crescimento: 500 %. Na sequência, outros itens que tiveram aumento significativo do consumo foram desinfetantes antibactericidas (+300%), sabão em pó (+190%) e álcool líquido 70º (+125%) em relação ao ano passado. Bebidas alcoólicas e itens da cesta básica, como leite e óleo, tiveram aumento de aquisição neste ano de 38% cada.

A expectativa é de que as vendas de fim de ano cresçam 5%. Bebidas destiladas e aves natalinas devem gerar aumentos de mais de 40% nas vendas neste ano. Existe expectativa do setor de 4,5 % de aumento nas vendas em relação a 2020.

O presidente da Asserj, Fábio Queiroz, afirmou que as redes de supermercados pretendem manter as medidas para reduzir o risco de contaminação.

Os supermercados continuam com estoques altos para contornar qualquer problema de abastecimento por parte de outros setores da cadeia produtiva. Para a reabertura completa das atividades,  prevista para acontecer após a vacina,  a previsão é de que a tendência de cozinhar em casa continue, muito em função do menor recurso das famílias para comer fora.

O setor supermercadista foi um dos que mais contrataram. Durante a pandemia foram geradas 3,8 mil vagas. Parte das vagas criadas foi no setor de reposição,  devido à parcela de empregados que tiveram de ser afastados do trabalho presencial. Há expectativas para surgimento de oito mil vagas temporárias neste fim de ano em todo estado.

Edição: Ana Pimenta

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo