Aumenta dificuldade de indústrias para atender seus clientes

Aumento da demanda em novembro afeta 75% das empresas

Publicado em terça-feira, 1 Dezembro, 2020 - 13:50 Por Anna Luisa Praser - Brasília

Mais da metade das indústrias tiveram dificuldade para atender aos seus clientes em novembro. É o que revela o levantamento mais recente da Confederação Nacional das Indústrias. E a principal vilã desse quadro tem sido justamente a matéria prima nacional. É que a pandemia do novo coronavírus, que fechou as portas de muitas empresas, afetou diretamente o fornecimento de muitos insumos necessários para a produção industrial.

A Rita de Cássia Conti é dona de uma confecção e sabe bem como tem sido. Ela relata as dificuldades para manter a produção  da empresa que atende a grandes lojistas do país inteiro. Só para se ter uma ideia, 19 dos 27 setores consultados pela pesquisa declaram estar passando pelo mesmo problema da Rita.

Em outubro, 68% das empresas estavam enfrentando dificuldades para encontrar os insumos. Já nessa última pesquisa, a quantidade de afetados saltou para 75%. Renato da Fonseca, gerente executivo de economia da CNI explicou um pouco do porquê dessa dificuldade.

Apesar das dificuldades, a CNI descarta a possibilidade de desabastecimento. De acordo com Renato, o que pode acontecer é que, em alguns casos, o consumidor demore mais para encontrar produtos específicos. A boa notícia é que isso é temporário. De acordo com a própria CNI, esse problema deve ser resolvido já em 2021. 

Edição: Joana Lima

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economia

Arrecadação de 2020 mostra recuperação da economia, afirma Guedes

Mesmo com a crise econômica causada pelo coronavírus no país em 2020, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que a queda na arrecadação dos impostos ficou acima do esperado pelas instituições financeiras.

Baixar arquivo
Saúde

Insumos para fabricar CoronaVac chegam nesta semana, diz Pazuello

Carregamento estava retido na China e deve gerar 8,5 milhões de doses. São 5,4 mil litros de IFA, Ingrediente Farmacêutico Ativo, que serão entregues ao Instituto Butantan. Ainda não há data para envio da matéria-prima necessária para produção da vacina de Oxford/AstraZeneca pela Fiocruz.

Baixar arquivo
Saúde

Rio vai começar a vacinar profissionais de saúde com mais de 60 anos

Ampliação da vacinação contra Covid-19 também vale para funcionários do sistema funerário. Na primeira fase foram priorizados trabalhadores que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus, além de idosos e deficientes que vivem em abrigos e indígenas.

Baixar arquivo
Geral

Desastre em Brumadinho: após 2 anos, famílias ainda aguardam Justiça

A Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos do Rompimento da Barragem da Mina Córrego do Feijão (Avabrum) realizou atividades nesta segunda-feira para homenagear os mortos no desastre, pedir agilidade da Justiça no julgamento dos responsáveis pela tragédia e cobrar reforço nas buscas de 11 mortos que ainda estão desaparecidos.

Baixar arquivo
Saúde

Prefeitura do Rio faz campanha de orientação em áreas de lazer

Orientações sobre os cuidados necessários para se divertir com segurança nas áreas de lazer ao ar livre.

Baixar arquivo
Geral

Covid: 7 estabelecimentos são fechados no Rio durante fim de semana

Fiscalização contra aglomerações rendeu ainda 42 multas e o reboque de quase 300 veículos do Leme ao Grumari.

Baixar arquivo