Bolsonaro comemora avanços do Mercosul apesar da pandemia

Publicado em 16/12/2020 - 19:24 Por Daniel Ito - Brasil

O presidente Jair Bolsonaro participou nesta quarta-feira (16) da reunião da Cúpula do Mercosul - bloco econômico formado por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. O encontro foi realizado por videoconferência por causa da pandemia de covid-19.

O discurso do presidente durou pouco mais de sete minutos. Ele começou lamentando que as circunstâncias não permitam um encontro presencial com os outros chefes de Estado.

Bolsonaro fez um balanço das ações realizadas pelo bloco em 2020, e demonstrou satisfação pelo fato de o Mercosul ter avançado em temas relevantes, como a celebração de acordos comerciais, a revisão da tarifa externa comum, e a adequação dos setores automotivo e açucareiro.

O presidente Bolsonaro também fez um apelo aos outros chefes de Estado, para que as diferenças entre os países que compõem o bloco não atrapalhem os acordos comerciais firmados no âmbito do Mercosul.

O presidente disse que considera o Mercosul um aliado na agenda do governo brasileiro de promover reformas estruturais no país. Ele afirmou que a democracia está na essência do bloco econômico, e pediu aos outros países-membros que se esforcem em favor da liberdade em toda a região.

Bolsonaro comentou, ainda, sobre as dificuldades enfrentadas pelo bloco em um ano comprometido pela pandemia da covid-19.

O presidente Jair Bolsonaro também lembrou que o Mercosul vai completar 30 anos em 2021, e disse que a melhor maneira de celebrar esse aniversário é renovando o compromisso com a modernização do bloco econômico.

Edição: Ana Pimenta

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo