Conta de luz fica mais cara a partir de hoje

Aneel anunciou retomada da bandeira vermelha

Publicado em 01/12/2020 - 13:59 Por Bianca Paiva - Brasília

A conta de energia está mais cara a partir desta terça-feira (1), em todo o país. Em reunião extraordinária nessa segunda-feira (30), a diretoria da Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica, decidiu retomar o sistema de bandeiras tarifárias.

Ficou estabelecida para este mês de dezembro, a bandeira vermelha patamar 2, com custo adicional de R$6,24 para cada 100 quilowatts-hora consumidos.

Segundo a Aneel, em maio, por causa da pandemia da Covid-19, a agência havia decidido manter a bandeira verde até 31 de dezembro, ou seja, sem cobrança extra; mas, a queda no nível de armazenamento nos reservatórios das hidrelétricas e a retomada do consumo de energia levaram à revisão da medida.

Com a bandeira vermelha 2, que tem o valor mais alto, a Aneel pede que os consumidores evitem o desperdício de água e de energia.

As bandeiras tarifárias foram criadas em 2015 pela Agência e sinalizam as condições e custos da geração no país.

Últimas notícias
Educação

Escolas de maioria branca têm melhor infraestrutura, aponta pesquisa

A análise foi feita pelo Observatório da Branquitude, que ressalta a vantagem de alunos brancos e a persistência da desigualdade racial no país. Um exemplo é a rede de esgoto, presente em 72% das escolas com predominância de brancos e em apenas 43% das escolas com maioria de alunos negros.  

Baixar arquivo
Esportes

Nesta terça-feira começa segunda rodada do Brasileirão

Nesta terça-feira, tem a abertura da segunda rodada do Brasileirão Série A, com total cobertura da Rádio Nacional.

Bahia e Fluminense jogam às nove e meia da noite no Estádio da Fonte Nova, em Salvador.

Baixar arquivo
Economia

LDO para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502

A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Ministério do Planejamento e Orçamento entregou ao Congresso Nacional.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o número de bares e restaurantes com prejuízos

As dívidas acumuladas fizeram 31% das empresas do Brasil funcionarem no vermelho em fevereiro.

Baixar arquivo
Geral

MST faz balanço de ocupações durante Jornada de Lutas

Como parte da Jornada Nacional de Lutas, o MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, realizou 24 ocupações em 11 estados brasileiros, nesta segunda-feira, mobilizando mais de 20 mil famílias sem terra.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Programa de Reforma Agrária deve incluir 300 mil famílias até 2026

Dez tipos de propriedades serão disponibilizados para os assentamentos, entre elas, imóveis rurais considerados improdutivos, pelo Incra, áreas rurais em posse de bancos e empresas públicas, terras estaduais usadas para abater dívidas com a União e áreas confiscadas por exploração de trabalho semelhante à escravidão.

Baixar arquivo