Endividamento de famílias cai em novembro e volta a nível pré-pandemia

Publicado em 01/12/2020 - 14:34 Por Solimar Luz - Rio de Janeiro

 

O endividamento das famílias caiu em novembro, pelo terceiro mês seguido, e retornou ao nível pré-pandemia. O índice é o menor registrado em oito meses, com retração de 0,5 ponto percentual em relação a outubro.

Os dados foram apresentados nesta terça-feira pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor mostra que, entre as famílias que recebem até 10 salários mínimos, o percentual daqueles com dívidas caiu pela terceira vez seguida, depois de ter alcançado recorde em agosto, ao atingir 69,5%.

Por outro lado, quando o tema é cartão de crédito, a pesquisa mostra que, mesmo com o baixo índice de endividamento, o brasileiro continua gastando muito, e esta forma de pagamento aparece como a principal responsável pelo endividamento de quase 78% das famílias. Na sequência, aparecem os carnês e financiamentos de veículos.

Edição: Ana Pimenta

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Justiça

Semana Nacional de Conciliação começa nesta semana

Reduzir o tempo de tramitação dos processos e realizar acordos para encerrar os conflitos trabalhistas. Esses são alguns dos objetivos da Semana Nacional de Conciliação e Execução Trabalhista, que acontece de 20 a 24 de setembro.

Baixar arquivo
Cultura

Ecad mostra impacto da pandemia no mercado de shows

No ano passado, a quantidade de apresentações teve uma queda superior a 80% em relação a 2019.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

5G está em negociação e a exploração comercial deve começar em 2022

O sistema 5G ainda está em fase de negociação no Brasil, e não está definido o padrão que vai ser adotado: americano, chinês ou europeu.

Baixar arquivo
Geral

Governo zera imposto de remédio para tratamento de câncer

Também não será cobrado o imposto de importação de produtos utilizados por pessoas com deficiência, como alguns tipos de próteses endoesqueléticas transfemurais e teclados especiais para computadores e softwares.

Baixar arquivo
Geral

Crise hídrica é tema do programa Brasil em Pauta deste domingo (19)

Programa recebe o secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Christiano Vieira, para falar sobre iniciativas do governo para reduzir os efeitos da seca.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Bombeiros controlam fogo na região da Chapada dos Veadeiros, em Goiás

O incêndio começou domingo (12) no local conhecido como Vale da Lua e não chegou a atingir o Parque Nacional da Chapada. Foram queimados o equivalente a 12 mil campos de futebol.

Baixar arquivo