Inflação tem alta de 0,89% em novembro

É o maior indicador para o mês desde 2015

Publicado em 08/12/2020 - 17:39 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

Inflação avança 0,89% em novembro, maior alta para o mês desde 2015. //

 

Pressionado pela alta nos alimentos e combustíveis, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, considerado inflação oficial do país, avançou 0,89% em novembro, acima da taxa de 0,86% registrada em outubro. Esse é o maior resultado para o mês desde 2015, quando o indicador chegou a 1,01%.

Com o índice divulgado nesta terça-feira pelo IBGE, o IPCA acumula alta de 3,13% em 2020 e de 4,31% em um ano, acima dos 3,92% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em novembro de 2019, o indicador havia se situado em 0,51%.

De acordo com o IBGE, faltando um mês para o fechamento do ano, a inflação está dentro da previsão do governo e próxima do centro da meta, hoje estipulada em 4,0%.

O gerente da pesquisa, Pedro Kislanov, disse que o cenário de novembro é parecido com o dos últimos meses, com maior variação e impacto vindos, mais uma vez, do grupo alimentação e bebidas.

A alta nos alimentos, segundo Kislanov, pode ser explicada por dois fatores.

Dentro desse grupo, os componentes que mais pressionaram a inflação foram as carnes, com alta de mais de 6%, a batata-inglesa, que subiu quase 30%, e o tomate, mais caro 18,45%.

Outros produtos importantes na cesta das famílias também encareceram, entre eles o arroz e óleo de soja. A cerveja foi outro componente em alta. No lado das quedas, o destaque foi o leite longa vida, com variação negativa de 3,47%.

A segunda maior influência no IPCA de novembro veio dos transportes, que subiram 1,33%. A inflação do grupo foi pressionada pela sexta alta consecutiva no preço da gasolina. Entre os combustíveis, destaque para o etanol, que avançou 9,23%.

Já os artigos de residência desaceleraram 0,86% em relação ao mês anterior, influenciados pela queda nos preços dos artigos de TV, som e informática.

O IPCA abrange as famílias com rendimentos de 1 a 40 salários-mínimos. O levantamento mostrou que a alta nos preços atingiu todas as 16 regiões pesquisadas pelo IBGE. O maior resultado foi em Goiânia, 1,41%, e o menor em Brasília, 0,35%. São Paulo e Rio de Janeiro fecharam o mês com inflação de 1,04% e 0,69%, respectivamente.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo