PIB cresce 7,7% no 3º trimestre; foi a maior variação desde 96

Salto, porém, não foi suficiente para recuperar perdas da pandemia

Publicado em 03/12/2020 - 11:26 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

O PIB, Produto Interno Bruto, que é a soma dos bens e serviços produzidos no país, cresceu 7,7% no terceiro trimestre, na comparação com os três meses anteriores. Foi a maior variação desde 1996, quando o IBGE começou a série histórica do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais, mas ainda insuficiente para recuperar as perdas na economia provocadas pela pandemia.

De janeiro a setembro deste ano, as perdas acumuladas somam 5% em relação ao mesmo período do ano passado. E, na comparação com o terceiro trimestre de 2019, a queda é de 3,9%.

Em relação ao segundo trimestre deste ano, houve crescimento da indústria, serviços, investimentos, consumo das famílias, e dos gastos do governo. Apenas a agropecuária ficou com taxa negativa. Já na comparação com o mesmo trimestre de 2019 e com o acumulado dos quatro trimestres também do ano passado, somente a agropecuária apresentou crescimento.

A coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis, explicou que a recuperação no terceiro trimestre deste ano, contra o trimestre anterior, deve-se a uma base muito baixa de comparação, porque estávamos no auge da pandemia. O grande destaque foi a indústria de transformação, que havia caído bastante no segundo trimestre com as restrições de funcionamento.

Depois vieram os serviços, com alta nos segmentos de comércio e transporte, armazenagem e correios.

 

Últimas notícias
Geral

RJ: Polícia Civil agora afima que foram 23 mortos na Vila Cruzeiro

A Polícia Civil informou que outros três mortos que chegaram ao Instituto Médico Legal eram, na verdade, de outra ocorrência no morro do Juramento, também na zona norte.

Baixar arquivo
Geral

Previsão do tempo: norte, nordeste e sul estão em alertas para chuvas

No norte, o aviso vale pros estados do Amapá e de Roraima, além do norte do Amazonas e do Pará. No sul é a chegada de uma frente fria que provocar chuva volumosa em grande parte do Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio recebe programa do Unicef para acolher crianças e adolescentes

Depois de São Paulo, Recife e Belém, o programa #AgendaCidadeUNICEF, chegou ao município do Rio de Janeiro. O lançamento aconteceu na Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, na Pavuna.

Baixar arquivo
Segurança

Polícia Federal investiga morte de uma pessoa em ação da PRF

A Polícia Federal abriu inquérito para investigar a ação de policiais rodoviários federais envolvidos na abordagem que terminou com a morte de Genivaldo de Jesus Santos, no município de Umbaúba (SE)

Baixar arquivo
Educação

Censo Escolar vai revelar dados da educação pública e privada

Os responsáveis pelas unidades devem colocar as informações no Sistema Educacenso até o dia 1º de agosto. O resultado desta etapa vai ser divulgado no fim do ano.

Baixar arquivo
Justiça

Jovem consegue na justiça direito de viajar com cão de apoio emocional

Após idas e vindas, o jovem Arthur França finalmente vai  conseguir embarcar com seu cão de suporte emocional e assistencial em um voo que parte, nesta quinta-feira, de Brasília para  São Paulo.

Baixar arquivo