PIB da agropecuária cresceu 9% em 2020

Publicado em 01/12/2020 - 16:42 Por Nelson Lin - São Paulo

O Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária teve um crescimento de 9% este ano, e as exportações totalizaram mais de R$ 85 bilhões  - um aumento de 5,7% em relação a 2019. Só este ano, o setor gerou mais de 102 mil empregos. Os dados foram apresentados nesta terça-feira (1º) pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Esses resultados foram creditados ao auxílio emergencial, que garantiu às famílias a compra de itens básicos de alimentação.

Bruno Lucchi, superintendente técnico da CNA, explicou que durante a pandemia problemas na oferta de alimentos, alta do dólar e aumento da demanda causaram alta nos preços de alguns itens da cesta básica.

A expectativa para 2021 é de um aumento de 3% no setor da agropecuária, mas a CNA diz que está atenta à extensão do fenômeno climático La Nina, que pode afetar a safra de grãos e levar a resultados um pouco abaixo das expectativas.

Edição: Ana Pimenta

Últimas notícias
Saúde

Pfizer diz que três doses de vacina podem neutralizar variante Ômicron

Estudo preliminar mostrou que duas doses podem não ser suficientes para proteger as pessoas contra a infecção pela nova variante. Ainda assim, as empresas afirmam que duas aplicação são capazes de proteger contra casos graves da doença.

Baixar arquivo
Economia

CNA projeta crescimento de 2,4% no PIB da agropecuária em 2022

A safra 2021/2022 deve chegar a 289 milhões de toneladas, volume 14% maior que a anterior; foram produzidas na safra 2020/2021 252 toneladas de grãos. 

Baixar arquivo
Saúde

Consórcio Nordeste pede cancelamento de festas de Ano Novo e carnaval

O Comitê Científico do Consórcio Nordeste emitiu uma recomendação para que os estados não realizem as festas de Réveillon e o carnaval, uma vez que colocar milhões de pessoas nas ruas, em aglomerações, é assumir um risco.

Baixar arquivo
Internacional

Olaf Scholz é eleito novo chanceler da Alemanha

Aos 63 anos, o ex-ministro das Finanças de Angela Merkel se torna o nono chanceler da Alemanha no pós-guerra. Ele venceu a votação secreta por 395 votos do 736 deputados do plenário.

Baixar arquivo
Saúde

Incidência global de covid-19 está em alta: 4 milhões de novos casos

OMS divulgou esta quarta-feira o balanço semanal da pandemia de coronavírus, confirmando que a incidência alcançou um pico entre os dias 29 de novembro e 5 de dezembro.

Baixar arquivo
Saúde

OMS diz que vacinas disponíveis são eficazes contra variante Ômicron

A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que não há razão para duvidar da eficácia das vacinas disponíveis contra a nova variante Ômicron, do coronavírus.

Baixar arquivo