Brasil registra criação de mais de 142 mil empregos formais em 2020

Um aumento de 0,37% em comparação ao ano de 2019

Publicado em 28/01/2021 - 16:31 Por Lucas Pordeus León - Brasília

No acumulado do ano de 2020, foram criadas, no Brasil, mais de 142 mil vagas de emprego formal em comparação com 2019. Já no mês de dezembro, o Brasil fechou mais de 67,9 mil vagas com carteira assinada. Tradicionalmente, dezembro é um mês de mais demissões que contratações devido à sazonalidade do mercado. Mesmo com perda de empregos, é o menor número de vagas fechadas para dezembro desde 1995.

Os dados foram divulgados nessa quinta-feira (28) pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O ministro da Economia, Paulo Guedes, atribuiu os números, em parte, ao programa Emergencial de Preservação de Empregos, editado em abril e que permitiu a redução de salários e jornadas durante a pandemia.

O Brasil fechou o ano com um total de mais de 38,952 milhões de empregos com carteira assinada, um aumento de 0,37% em relação ao ano passado. O setor de serviços foi o único de 2020 que fechou mais vagas do que abriu, com um saldo negativo de mais de 132 mil postos de trabalho fechados. Por outro lado, a Construção Civil criou 112 mil novas vagas, a Indústria 95 mil, a agricultura, 61 mil, e o comércio, 8 mil novas vagas, sempre comparando 2020 com 2019.

Das cinco regiões brasileiras, só o Sudeste perdeu vagas de trabalho em 2020 puxado pelo Rio de Janeiro, que, sozinho, fechou mais de 127 mil postos com carteira assinada no ano passado.

Das mais de 142 mil novas vagas criadas no ano passado, pouco mais da metade, ou seja, 73 mil, foram vagas de trabalho intermitente, modalidade criada com a reforma trabalhista onde não há uma jornada fixa. Já o salário médio na hora da contratação em 2020, em todo o território nacional, ficou em R$ 1.777, 3,65% a mais que a média salarial de 2019, mas abaixo da inflação prevista pelo mercado para este ano, que ficou em 4,21% segundo o IPCA.

Últimas notícias
Geral

Marco Civil da Internet completa dez anos e norteia outras leis

Entre os princípios do Marco Civil, estão a garantia da liberdade de expressão, a proteção da privacidade e dos dados pessoais e a neutralidade da rede. Propagação das Fake News impõe outros desafios à legislação, como a regulação das redes sociais.

Baixar arquivo
Educação

Leitura pode reduzir pena na prisão, mas acesso ainda é restrito

Uma pesquisa do CNJ divulgada em outubro do ano passado mostrou que o acesso à leitura ainda é restrito nas prisões. Cerca de 30% das unidades prisionais no país não têm bibliotecas ou espaços de leitura.

Baixar arquivo
Esportes

Confira as partidas de futebol desta terça-feira

Pela Copa Sul-Americana, o Cruzeiro enfrentar a União La Calera, o Cuiabá enfrenta o Deportivo Garcilaço, e o Corinthians enfrenta o Argentinos Juniors.

Baixar arquivo
Cultura

No Dia do Choro, Trem da Alegria homenageia músicos de todo país

A 11ª edição do Trem do Choro - que sai da Central do Brasil nesta terça-feira, 23 de abril, com destino a Olaria (zona norte da cidade) - faz uma homenagem a todos os músicos do país e, principalmente ao mundo do choro, por conta de seu reconhecimento como Patrimônio Cultural

Baixar arquivo
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo