IBGE: setor de Serviços avança 2,6% em novembro

Apesar de ser a 6ª alta, setor ainda não recuperou nível pré-pandemia

Publicado em quarta-feira, 13 Janeiro, 2021 - 14:11 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

O setor de serviços avançou 2,6% na passagem de outubro para novembro, mas apesar de apresentar alta no sexto mês seguido, a atividade ainda se mantém abaixo do nível de antes da pandemia.

Na comparação com novembro de 2019, o total do volume de serviços caiu 4,8%, marcando a nona taxa negativa seguida neste índice. Os dados da Pesquisa Mensal de Serviços divulgados nesta quarta-feira pelo IBGE.

No acumulado no ano, a queda do indicador é de 8,3% frente ao mesmo período de 2019. Já em 12 meses, o recuo foi de 7,4%, o resultado negativo mais intenso desde o início da série, em dezembro de 2012.

No entanto, na passagem de outubro para novembro, todas as cinco atividades investigadas na pesquisa tiveram crescimento com destaque para os transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, que registrou alta de 2,4%, e serviços prestados às famílias, que avançou 8,2%.

O gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, explica que a recuperação é positiva, mas ainda condicionada à pandemia.

Apenas serviços de informação e comunicação e de outros serviços já superaram o nível de fevereiro, segundo o IBGE, impulsionados pelos bons desempenhos dos segmentos de tecnologia da informação e dos serviços financeiros auxiliares.

 

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Justiça

MPRJ denuncia bombeiro que atropelou ciclista por homicídio culposo

O Ministério Público destacou que João Maurício dirigia alcoolizado, conforme demostram imagens feitas instantes antes em um posto de gasolina próximo ao local do atropelamento e, ainda, que deixou de prestar socorro à vítima. A denúncia destaca ainda que ele não solicitou auxílio para que fosse prestado socorro e que o ciclista pedalava de forma correta, na sua mão de direção.

Baixar arquivo
Saúde

Embaixador da China nega que atraso de insumo tenha motivação política

O atraso no envio dos insumos para produção das vacinas contra a covid-19 no Brasil foi causado por dificuldades nos trâmites técnicos necessários para a exportação dos produtos, informou o embaixador chinês no país, Yang Wanming.

Baixar arquivo
Segurança

PF cumpre mandados de prisão por tráfico internacional de drogas

A investigação começou em 2017, 2 pessoas foram presas com 60 kg de entorpecentes no aeroporto de Guarulhos. Agora, na operação batizada de Overweight foram cumpridos 8 mandados de busca e apreensão e 8 de prisão temporária, em São Paulo, Jundiaí e Foz do Iguaçu.

Baixar arquivo
Saúde

Piauí não terá eventos de carnaval

A ideia é evitar aglomerações e um possível colapso na saúde. Além disso, estão suspensos também no estado os pontos facultativos tradicionais nessa época.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: todos os municípios do Rio de Janeiro já receberam a vacina

Todos os 92 municípios do Rio de Janeiro já receberam as primeiras doses da vacina contra a covid-19. Parte das cidades, inclusive a capital e algumas da região metropolitana, começou a vacinação na segunda (18) e terça-feira (19).

Baixar arquivo
Saúde

Governo do Pará envia equipe à cidade de Faro

Objetivo é ajudar quanto às questões de atendimento hospitalar, já que, ontem (19), foram confirmadas as mortes de seis pessoas por falta de oxigênio. Faro fica na divisa com o estado do Amazonas, região da Calha Norte. E no município de Coari (AM), sete pessoas que estavam internadas com covid-19 morreram também por falta de oxigênio.

 

Baixar arquivo