Inflação medida pelo IPCA fechou 2020 em 4,52%

É o maior índice desde 2016 e está acima da meta definida pelo CMN

Publicado em 12/01/2021 - 13:51 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

O ano de 2020 fechou com uma inflação de 4,52%, o maior índice desde 2016 e acima do centro da meta para o ano, de 4%, definido pelo Conselho Monetário Nacional.

O preço dos alimentos e bebidas foi o que mais influenciou no resultado, com uma alta de mais de 14%. Também pesaram no bolso Habitação e Artigos de residência, que, em conjunto com os alimentos, responderam por quase 84% da inflação do ano passado.

As informações do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA, foram divulgadas nesta terça-feira (12) pelo IBGE.

Os dados do mês de dezembro também revelam a aceleração dos preços. O mês teve a maior alta desde 2002, com 1,35% de aumento, influenciada sobretudo pelos grupos habitação e alimentação e bebidas.

O gerente da pesquisa Pedro, Kislanov, explica que a pandemia está entre os motivos da alta de preços dos alimentos em 2020.

Entre os produtos cujos preços dispararam estão o óleo de soja, que subiu mais de 103%, o arroz, com 76% de inflação, além do leite longa vida, as frutas, as carnes e a batata inglesa.A alta foi generalizada nas 16 regiões pesquisadas, com todas as capitais apresentando resultado acima da meta da inflação.

O grupo habitação subiu em consequência principalmente do reajuste da tarifa de energia elétrica no ultimo mês do ano, quando houve mudança de bandeira tarifária. Já os artigos de residência, com alta de 6%, teve os preços influenciados pela alta do dólar nos eletrodomésticos, equipamentos e artigos de TV, som e informática.

O grupo transportes, que tem o segundo maior peso no IPCA, teve alta de 1,03%. A inflação no grupo foi freada pela queda da gasolina no primeiro semestre e das passagens aéreas, que acumulou deflação de mais de 17%, apesar da escalada de preços em dezembro.

O único grupo que não subiu foi vestuário. E a explicação também é a pandemia, que diminuiu a demanda por roupas. A queda foi de 1,13%.

A inflação pesou ainda mais para os mais pobres. O INPC, que mede a alta de preços para as famílias com rendimentos de um a cinco salários mínimos, apresentou alta de 5,45%.

O pesquisador do IBGE, André Almeida, destaca o comprometimento do orçamento dessas famílias com habitação e alimentação.

Em 2019, o INPC teve alta de 4,48% e o IPCA, de 4,31%.

 

Últimas notícias
Saúde

Pesquisa do Ministério vai analisar saúde e nutrição de crianças

Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) visitará 15 mil famílias no país para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o peso, a altura e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até 6 anos e suas mães. 

Baixar arquivo
Geral

Governo divulga novas regras de segurança para dia da prova do CNU

As provas serão no próximo dia 5 e vão ocorrer em 228 cidades; mais de 2,1 milhões de pessoas foram confirmadas.

Baixar arquivo
Geral

Dia Mundial do Livro: leitura deve ser incentivada na infância

A diretora-executiva da Câmara Brasileira do Livro, Fernanda Garcia, destaca que o hábito deve ser incentivado desde cedo. Mais que isso, deve ser estimulado nas escolas.

Baixar arquivo
Geral

PF deflagra operação contra desvio de R$ 14 milhões no SUS

Operação Moto-perpétuo cumpriu 13 mandados de busca e apreensão nesta terça-feira (23), em endereços ligados aos investigados nas cidades de Curitiba, São Paulo e Balneário Camboriú, em Santa Catarina.  

Baixar arquivo
Geral

Dia de São Jorge tem missa, procissão e a tradicional feijoada

O dia do santo mais festejado da igreja católica no Rio de Janeiro começou com missa,  alvorada festiva e muitos fogos na matriz, em Quintino, na zona norte da capital.

Baixar arquivo
Segurança

Mais de 90% dos fuzis apreendidos no RJ em 2023 eram importados

O maior número estava em áreas onde existem disputas de território entre facções criminosas rivais

Baixar arquivo