Setor industrial registra alta de 1,2% em novembro, segundo IBGE

10 dos 15 locais pesquisados tiveram crescimento

Publicado em 14/01/2021 - 16:43 Por Solimar Luz - Rio de Janeiro

O setor industrial brasileiro registrou expansão no mês de novembro, com destaque para o estado de São Paulo, que teve alta de 1,5%, depois da retração de 0,5% em outubro.  A média nacional foi de 1,2%. Os dados fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal Regional, e foram divulgados nesta quinta-feira pelo IBGE.

10 dos 15 locais pesquisados em novembro de 2020 seguiram a tendência de crescimento do setor.  A segunda influência positiva foi na produção industrial gaúcha, que também alcançou o segundo maior resultado. Foi a sétima alta consecutiva, o que gerou um acumulado de 67% entre maio e novembro.

As maiores influências para o resultado foram o setor de couro e o de artigos de viagens e calçados. Também com o resultado de novembro, após ter registrado queda em outubro, a Bahia voltou a crescer, o que resultou na terceira influência positiva no resultado geral e a maior taxa no absoluto.

Entre os locais pesquisados, a Região Nordeste e os estados de Santa Catarina e Rio de Janeiro, mostraram avanços mais intensos no setor industrial do que a média nacional. E embora não tenham superado a média nacional, Paraná e Minas Gerais também registraram alta.

Na outra ponta, o Pará registrou a maior queda em termos absolutos e a principal influência negativa em novembro. Mato Grosso foi outro estado entre os maiores resultados negativos do mês. O estado voltou a recuar após apresentar crescimento em outubro. A queda foi puxada pelos resultados negativos dos setores de alimentos, muito influente na indústria local, e de derivados do petróleo e biocombustíveis. Pernambuco, Espírito Santo e Goiás também apresentaram queda em novembro.

De acordo com o IBGE, a partir dos dados da virada de 2020 para 2021 é que será possível avaliar como será o comportamento da produção industrial saindo de um ano em que a pandemia atingiu bastante o setor.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo