Inflação recuou no país em comparação a janeiro deste ano

O IPCA ficou em 0,48%, abaixo do mês passado, que fechou em 0,78%

Publicado em 24/02/2021 - 13:32 Por Solimar Luz - undefined

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15, que mede a prévia da inflação oficial do País, recuou em fevereiro. Dados divulgados nesta quarta-feira (24) pelo IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, apontam índice de 0,48%, abaixo do registrado em janeiro, quando fechou em 0,78%. 

Já na comparação com fevereiro do ano passado, o IPCA-15 registrou alta. Em igual mês de 2020, o resultado ficou em 0,22%. 

Dos 9 grupos de produtos e serviços pesquisados pelo IBGE, 6 apresentaram alta no período. De acordo com o Instituto, os combustíveis ficaram no topo da lista dos itens que mais pressionaram a inflação em fevereiro, sobretudo a gasolina, que teve o maior impacto individual sobre o indicador, fechando em 3,52%. Também houve alta nos preços do óleo diesel, que ficou em 2,89%; do etanol, em 2,36% e do gás veicular, que ficou em 0,61%.

Também os gastos com educação tiveram impacto importante na prévia da inflação deste mês, com alta de 2,39%.  O grupo de alimentos foi outro componente importante, acumulando aumento de 0,56%, de acordo com IBGE.

Já em relação aos itens com menor peso no resultado do IPCA-15, destaque para o grupo de despesas com habitação. A prévia de fevereiro aponta deflação de -0,74%, puxada pela queda nas tarifas de energia elétrica.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Esportes

Flávia Saraiva fica em sétimo na prova de trave da ginástica artística

Fechando a participação brasileira na ginástica artística, a carioca Flávia Saraiva representou o país nesta terça-feira (3) na final da prova de trave na Olimpíada de Tóquio e ficou na sétima posição. A disputa aconteceu no Centro de Ginástica de Ariake, na capital Tóquio.

Baixar arquivo
Educação

Começa nesta terça-feira o prazo de inscrições para o Sisu

Para participar do Sisu, é necessário que a nota da redação tenha sido maior que zero e que o estudante não tenha feito a prova na condição de treineiro, aqueles estudantes que fazem as provas antes de concluírem o ensino médio.

Baixar arquivo
Esportes

Paraná empata com o Ypiranga pela Série C

E vamos com os resultados desta segunda-feira. Pela Série C do Campeonato Brasileiro, o Paraná empatou com o Ypiranga do Rio Grande do Sul em 1 a 1. Nesta terça-feira, a bola rola para Série B do Campeonato Brasileiro. Às 19h, tem Brusque e Curitiba.

Baixar arquivo
Educação

Senado recebe Fábio Faria para tratar de internet em escolas públicas

Na audiência, os senadores cobraram a instalação de internet nos estabelecimentos de ensino.

Baixar arquivo
Saúde

Covid: DF começa a vacinar pessoas a partir dos 30 anos nesta terça

DF já registrou 57 casos da variante Delta. Mesmo assim, portaria do governo aumentou de 25% para 30% quantidade de público em eventos esportivos. 

Baixar arquivo