Procon do Rio media negociação entre pais e escolas particulares
Os efeitos econômicos da pandemia não pouparam as famílias nem as instituições de ensino particulares. De um lado faltou dinheiro para manter as mensalidades em dia. Do outro, a falta de recursos em caixa, inclusive com a debandada de alunos durante o distanciamento social, deixou os colégios em situação bastante complicada.
Em busca de uma solução para as duas partes, a Procuradoria do Consumidor do Rio planeja promover um mutirão virtual de conciliação. Segundo o Procon, as demandas de clientes inadimplentes, em busca de soluções para os conflitos com as unidades de ensino privadas, aumentou 79% em 2020, na comparação com 2019.
O órgão já implantou em 2020 a audiência de conciliação virtual e o mutirão deste ano seguirá o mesmo modelo. A iniciativa acontecerá entre os dias 22 e 26 de março pela internet.
O presidente do Procon, Cássio Coelho, observa que tanto as famílias quanto as instituições de ensino foram afetadas pelo novo coronavírus. Segundo ele, todas as instituições convidadas que aceitarem participar da negociação vão assinar um termo de compromisso.
As instituições podem confirmar participação e tirar dúvidas sobre o mutirão através do e-mail mutiraovirtual@procon.rj.gov.br .
Já os consumidores devem preencher um formulário on-line. O link para acesso está na página do Procon na internet e nas redes sociais da Instituição.