IPCA: inflação avança 0,86% em fevereiro, maior alta desde 2016

Índice acumula alta de 1,11% no ano e 5,20% em 12 meses

Publicado em 11/03/2021 - 15:59 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) avançou 0,86% em fevereiro, maior aumento desde 2016. Com isso, o indicador já acumula alta de 1,11% este ano e de 5,20% em 12 meses, o que também significa um avanço com relação aos 4,56% observados nos 12 meses imediatamente anteriores.

De acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira (11) pelo IBGE, o resultado do IPCA no mês passado ficou ainda acima do registrado em fevereiro de 2020, quando a elevação nos preços ficou em 0,25%.

E o grande vilão do indicador, que mede a inflação para as famílias de menor renda, foram os combustíveis, com reajustes que somam 28,44% nos últimos nove meses. Apenas em fevereiro, a gasolina subiu 7,11%, e, por isso, foi o item que teve mais impacto no índice geral, respondendo por 42% do resultado.

O gerente da pesquisa, Pedro Kislanov, explica que isso é uma consequência das sucessivas correções de preços aplicadas pela Petrobras.

Os aumentos da gasolina, somados às altas nos preços do etanol, do óleo diesel e do gás veicular, fizeram com o que o grupo Transportes tivesse elevação de 2,28%, mesmo com as passagens aéreas caindo novamente mais de 3%, depois da deflação de quase 20% registrada em janeiro.

Mas o grupo educação, com alta de 2,48%, foi o que teve a maior variação, puxada principalmente pelo aumento de 3,08 nos cursos regulares, com o reajuste das mensalidades cobradas pelas instituições de ensino e a retirada de descontos aplicados no ano passado, devido à suspensão das aulas presenciais.

Já o grupo alimentação e bebidas, que responde por boa parte dos custos das famílias, desacelerou pelo terceiro mês consecutivo, subindo 0,27% em fevereiro, menos do que o mês anterior.

A alta nos preços atingiu todas as 16 regiões pesquisadas, sendo mais significativa em Fortaleza, com avanço de 1,48%, e menor no Rio de Janeiro, onde o aumento fechou o período analisado em 0,38%.

O IBGE divulgou, ainda, nesta quinta-feira, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor, que mede a inflação para as famílias de menor renda, e teve comportamento semelhante ao IPCA, com alta de 0,82%, também o maior resultado para este mês desde 2016.

Os produtos alimentícios desaceleram, com alta de 0,17%, enquanto os não alimentícios subiram 1,03%, após variarem apenas 0,03% em janeiro.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Política

Projeto que autoriza privatização dos Correios é aprovado na Câmara

O parecer do relator, deputado Gil Cutrim, do Republicanos, prevê  que  após o leilão, a estatal será transformada em uma empresa de economia mista, que passará a ser chamada de Correios do Brasil. E a  Anatel passa a regulamentar os serviços postais.

Baixar arquivo
Política

Lei de combate à violência política contra a mulher é sancionada

Uso indevido pelos partidos de nomes de mulheres apenas para o preenchimento da cota de 30% e o desvio dos recursos destinados ao financiamento das campanhas femininas estão entre os principais casos de violência política contra a mulher no Brasil.

Baixar arquivo
Segurança

Operação Shark desarticula grupo que aplicava golpes em empréstimos

Uma ação conjunta das polícias civis do Distrito Federal e do Rio de Janeiro desarticulou nesta quinta-feira um grupo especializado em aplicar golpes de empréstimos de dinheiro. Além do Rio e do DF, os criminosos atuavam nos estados de São Paulo e Pernambuco.

Baixar arquivo
Saúde

41 pessoas recebem medalhas do Mérito Médico e Mérito Oswaldo Cruz

As medalhas de ouro foram entregues a 15 ministros do governo, além dos presidentes da Câmara, Arthur Lira e do Senado, Rodrigo Pacheco

Baixar arquivo
Economia

Dia dos Pais: 32% dos brasileiros devem dar presentes aponta pesquisa

Domingo é Dia dos Pais. E pesquisa da Associação Comercial de São Paulo aponta que apenas 32% dos brasileiros planejam comprar um presente para celebrar a data. A pesquisa nacional mostra ainda que 19% dos consumidores ouvidos ainda estão indecisos.

Baixar arquivo