Ovo de páscoa caseiro representa renda extra em meio à pandemia
Páscoa está chegando e a tradição de presentear amigos e familiares com chocolates ganha um sabor diferente com a oferta de ovos de Páscoa caseiros.
O fechamento de lojas e shoppings em diversas cidades do país, por causa da pandemia, pode favorecer o pequeno comerciante, que buscou na venda de chocolates uma fonte de renda extra para diminuir os impactos da crise econômica.
O casal de namorados Emanuelle Gontijo, estudante de publicidade, e o dentista Leonardo Mendes, moradores de Brasília, aproveitaram os dotes culinários para produzir ovos de chocolate caseiros nessa Páscoa. A estudante explica que a essa foi uma alternativa do casal para aumentar a renda.
E quem precisou aprender técnicas de confeitaria para entrar nesse ramo, além do acesso a vídeos populares em redes sociais, pôde buscar ajuda nos cursos profissionais remotos, como os ofertados pelo Instituto Federal de Brasília, no campus do Riacho Fundo. A unidade de ensino dispõe de curso superior público de gastronomia, um dos únicos do Centro-Oeste, além de cursos técnicos e integrados ao ensino médio voltados para a alimentação.
O professor de gastronomia do IFB, Breno Oliveira, viu sua rotina profissional totalmente alterada desde que passou a ministrar aulas online por causa da pandemia. Ele conta que além de cozinhar e ensinar ele precisou acumular outras funções.
A estudante Leanne Nascimento, formada há três anos no curso de tecnologia em alimentos do IFB, vende ovos de Páscoa recheados. Este ano, a confeiteira percebeu a queda na renda de seus clientes, porque teve menos da metade dos pedidos do ano passado. Mas, garante que é possível ter um rendimento extra com as vendas.
O professor Breno Oliveira destaca que o ovo de Páscoa caseiro, comercializado por pessoas como a estudante Leanne e o casal Emanuelle e Leonardo, carrega uma identidade especial e agrega afeto ao próprio sentido da Páscoa como celebração religiosa.
A Páscoa é uma das celebrações mais importantes em diversas religiões ao redor do mundo. Para os cristãos significa vida nova, com a ressurreição de Jesus Cristo. A fé na renovação da esperança tende a ser ainda mais forte em tempos de pandemia.
Com produção de Michelle Moreira.