Produção de petróleo no Brasil cresceu 5,4% em janeiro

Publicado em 02/03/2021 - 15:45 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

A produção brasileira de petróleo atingiu uma média diária de 2,87 milhões de barris em janeiro, segundo dados divulgados nesta terça-feira pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O resultado ficou 5,4% acima da produção de dezembro de 2020.

Já a produção média diária de gás natural totalizou no primeiro mês do ano 136 milhões de m³ - 7,4% acima do resultado de dezembro. Na comparação com janeiro de 2020, no entanto, houve queda de 9,3% na produção de petróleo e de 1,7% na de gás natural.

Considerando apenas o produto extraído da camada Pré-sal, a produção chegou a 2,07 milhões de barris de petróleo e 88,3 milhões de m³ de gás natural no mês analisado. Esse desempenho totalizou a cada dia  2,63 milhões de barris de óleo equivalente - medida padrão que une barris de óleo e metros cúbicos de gás - 8,2% a mais que em dezembro. O volume, no entanto, ficou 2% abaixo do verificado em janeiro do ano passado.

Já o aproveitamento de gás natural ficou em 97,9% do total retirado do subsolo no mês passado. Apenas 2,9 milhões de m³/dia não foram usados.

Os campos operados pela Petrobras responderam por 93,3% do petróleo e do gás natural produzido no Brasil.

Últimas notícias
Economia

Congresso debate importância do petróleo na transição energética

A redução das emissões de carbono no setor de óleo e gás foi um dos assuntos abordados nesta quinta-feira no Congresso Mercado Global de Carbono – Descarbonização & Investimentos Verdes.

Baixar arquivo
Geral

Podcast Entrevista é Nacional: a luta contra o abuso sexual infantil

A campanha Maio Laranja é um incentivo ao combate ao abuso e à exploração sexual infantil no Brasil.  A presidente do Instituto Infância Protegida, Raquel Vieira de Andrade Oliveira, fala da importância de conscientizar toda sociedade para evitar situações que colocam as crianças em risco

Baixar arquivo
Justiça

Supremo decide manter a Lei Seca com tolerância zero

O Supremo Tribunal Federal decidiu, por 10 votos a um, manter a Lei Seca do jeito que está: com tolerância zero, fiscalização rigorosa e punições exemplares. A maioria dos ministros acompanhou o entendimento do relator e presidente do STF, Luiz Fux.

Baixar arquivo
Política

Corregedoria da Câmara de SP abre processo por racismo contra vereador

A relatora foi a vereadora Elaine Mineiro, do PSOL, que recomendou a cassação de Camilo Cristófaro, sem partido.

Baixar arquivo
Geral

SP: Polícia Civil analisa novas imagens de ônibus de dupla sertaneja

No último dia 7 de maio, o ônibus tombou e matou 6 pessoas, entre elas o do cantor Aleksandro, que fazia dupla com Conrado, na altura da cidade de Miracatu, no interior de São Paulo.

Baixar arquivo
Economia

Ministério da Economia prevê inflação de 7,9% para 2022

A Secretaria de Política Econômica justificou que o aumento dos preços dos alimentos, dos combustíveis e dos serviços fez a equipe do governo revisar para cima a previsão do IPCA para 2022.

Baixar arquivo