Correntistas já podem definir limite do PIX

Usuário pode escolher o valor máximo autorizado para a transação

Publicado em 01/04/2021 - 15:51 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Facilidade que ganhou adesão entre os correntistas de bancos, o PIX já pode ter o limite definido pelo usuário a partir desta quinta-feira (1).

Até agora, o limite era baseado nas transações de TED, transferência eletrônica direta, ou no limite do cartão de débito. Com a mudança, cabe ao correntista definir quais limites quer colocar nas transações via PIX. Quem explica é o consultor do departamento responsável pela gestão do PIX, no Banco Central, Breno Lobo.

Lembrando que, mesmo com a definição do limite que o correntista escolher, o banco é quem vai definir um teto de movimentação, por questões de segurança, a depender do dia da semana, horário, a plataforma utilizada e a titularidade da conta. A segurança também é um ponto importante para Rodrigo Alves, de 29 anos, que utiliza o PIX desde que foi criado.

Breno Lobo, do Banco Central, explica que o PIX se tornou uma ferramenta popular nos aplicativos de bancos. Segundo ele, desde a criação, há cinco meses, o Banco Central registrou mais transações via PIX do que transferências bancárias como DOC e TED.

E a lista de contatos do celular já pode ser integrada à conta bancária para uso do PIX, também a partir desta quinta-feira. O consultor do setor de PIX do Banco Central, Breno Lobo, explica que a adesão é opcional, mas facilita muito para os usuários.

Também está disponível a mudança de nome do usuário ou nome fantasia de empresas, sem precisar cadastrar uma nova chave. A medida vale, também, para nome social. Basta solicitar ao banco.

Edição: Leila dos Santos/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo