Inflação cresce para todas as faixas de renda em março, diz Ipea

Publicado em 13/04/2021 - 16:06 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A inflação acelerou em março para todas as faixas de renda pelo segundo mês consecutivo, de acordo com o Indicador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Divulgada nesta terça-feira (13), a pesquisa identificou que as famílias de classe média e média-alta foram as mais atingidas, enquanto a parcela com renda muito baixa ou baixa enfrentou menor percentual inflacionário no mês de apuração.

Na avaliação do Ipea, o segmento que mais contribuiu para a alta do Indicador de Inflação por Faixa de Renda foi o de transportes, impactado principalmente pelo aumento do preço dos combustíveis: 11,2%.

Para a classe com menor poder aquisitivo também pesaram os reajustes dos preços de ônibus urbano e dos trens. As famílias mais ricas ganharam, por outro lado, um alívio inflacionário nesse segmento, com a queda no preço das passagens aéreas e a redução no valor da tarifa praticada pelos aplicativos de transporte.

Outro grupo que também contribuiu para a alta da inflação foi Habitação, sobretudo por conta do aumento do botijão de gás, dos artigos de limpeza e da energia elétrica. Já para as famílias mais ricas, alimentos e bebidas ficaram na segunda posição entre os grupos com maior pressão.

Os dados da Pesquisa do Ipea apontam, ainda, que no resultado acumulado as famílias mais ricas sofreram uma pressão inflacionária maior do que as mais pobres durante os três primeiros meses de 2021. No entanto, na comparação com a taxa acumulada nos últimos 12 meses, de abril de 2020 a março de 2021, a taxa de inflação dos mais pobres segue acima da observada no segmento mais rico da população.

Edição: Vitória Elizabeth/ Sumaia Villela

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Governo restringe entrada de estrangeiros vindos da Índia

Após recomendação da Anvisa, o governo federal proibiu temporariamente a entrada no país de passageiros estrangeiros de voos com origem ou passagem pela Índia, pelo Reino Unido, pela Irlanda do Norte e pela África do Sul.

Baixar arquivo
Geral

Quadro de saúde de Bruno Covas é irreversível, segundo boletim médico

Covas soube que estava com câncer entre o esôfago e o estômago em 2019. Internado desde 02 de maio no hospital Sírio-Libanês, ele está sedado e acompanhado de familiares.

Baixar arquivo
Saúde

Município de Botucatu realiza vacinação em massa

A iniciativa consiste em estudo da vacina produzida pelo laboratório Astrazeneca; e é resultado de parceria entre a Prefeitura, Governo Federal, Unesp, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu e Fundação Gates.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro tem melhora no risco da pandemia

A região norte saiu da bandeira laranja e passou para a amarela, risco baixo; e a região litorânea foi da laranja para a vermelha. Com as mudanças o estado fica na bandeira laranja, que indica risco moderado.

Baixar arquivo
Política

Corpo de Picciani é cremado em cerimônia no Rio de Janeiro

Jorge Picciani morreu aos 66 anos, na madrugada dessa sexta-feira, no hospital Vila Nova Star, em  São Paulo, onde estava internado desde o dia 8 de abril, para tratar de um câncer na bexiga.

Baixar arquivo
Saúde

Lewandowski concede a Pazuello direito de ficar em silêncio na CPI

A decisão contempla parcialmente o pedido de habeas corpus feito pela Advocacia-Geral da União e inclui o direito a não responder perguntas que possam incriminá-lo em seu depoimento, marcado para a próxima quarta-feira (19).

Baixar arquivo