Inflação da terceira idade fecha trimestre em 1,54%

Publicado em 12/04/2021 - 13:51 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Índice de Preços ao Consumidor da Terceira Idade, que mede a variação da cesta de consumo de famílias majoritariamente compostas por pessoas com mais de 60 anos, registrou inflação de 1,54% no primeiro trimestre do ano. No acumulado nos últimos 12 meses, a alta ficou em 6,20%

Com este resultado, a variação do Índice se manteve acima da taxa medida pelo IPC-Br, que analisa a inflação das famílias para todas as faixas de idade, e que fechou em 6,10% no mesmo período.

Os dados foram divulgados, nesta segunda-feira, pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV). 

Na comparação com o quarto trimestre de 2020, o Índice de Preços ao Consumidor da Terceira Idade recuou, passando de 2,81% para 1,54%. 

A principal contribuição veio do grupo Habitação, cuja taxa recuou de 3,40% para -0,37%. Em contrapartida, os grupos de Transportes, Saúde e Cuidados Pessoais, Despesas Diversas e Vestuário registraram aumentos no 1º trimestre. 

Edição: Vitória Elizabeth/Edgard Matsuki

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Cultura

Atriz Eva Vilma morreu neste sábado aos 87 anos

Morreu na noite deste sábado, aos 87 anos, a atriz Eva Wilma. Ela estava tratando problemas cardíacos e renais. E neste mês a atriz também foi diagnosticada com um câncer de ovário, e de acordo com o Hospital Albert Einstein, a doença acabou levando a uma insuficiência respiratória.

Baixar arquivo
Geral

Bruno Covas, prefeito de São Paulo, morre aos 41 anos

Bruno Covas descobriu o câncer em outubro de 2019. O quadro exigiu várias sessões de quimioterapia em um tratamento que seguiu até o começo de 2020. Em abril deste ano, exames constataram que a doença havia se espalhado para o fígado e os ossos.

Baixar arquivo
Geral

Governo restringe entrada de estrangeiros vindos da Índia

Após recomendação da Anvisa, o governo federal proibiu temporariamente a entrada no país de passageiros estrangeiros de voos com origem ou passagem pela Índia, pelo Reino Unido, pela Irlanda do Norte e pela África do Sul.

Baixar arquivo
Geral

Quadro de saúde de Bruno Covas é irreversível, segundo boletim médico

Covas soube que estava com câncer entre o esôfago e o estômago em 2019. Internado desde 02 de maio no hospital Sírio-Libanês, ele está sedado e acompanhado de familiares.

Baixar arquivo
Saúde

Município de Botucatu realiza vacinação em massa

A iniciativa consiste em estudo da vacina produzida pelo laboratório Astrazeneca; e é resultado de parceria entre a Prefeitura, Governo Federal, Unesp, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu e Fundação Gates.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro tem melhora no risco da pandemia

A região norte saiu da bandeira laranja e passou para a amarela, risco baixo; e a região litorânea foi da laranja para a vermelha. Com as mudanças o estado fica na bandeira laranja, que indica risco moderado.

Baixar arquivo