Inflação oficial acelera para 0,93%, maior alta para março desde 2015

Preços dos combustíveis e gás de cozinha pressionaram o IPCA

Publicado em 09/04/2021 - 15:15 Por Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, considerado a inflação oficial do país, avançou 0,93% em março, acima da taxa de 0,86% registrada em fevereiro. O resultado é o maior para o terceiro mês do ano desde 2015, quando o IPCA fechou em 1,32%. Os dados, divulgados nesta sexta-feira (9) pelo IBGE, indicam alta de 2,05% no ano e de 6,1% em 12 meses.

Mais uma vez, a inflação foi puxada principalmente pela variação no preço dos combustíveis, que subiu 11,23% e do gás de botijão, que avançou 4,98%.

O gerente da pesquisa, Pedro Kislanov, explicou que os sucessivos reajustes nas refinarias entre fevereiro e março impactaram o valor de venda dos combustíveis nas bombas. A gasolina nos postos teve alta de 11,26%, o etanol, de 12,59% e o óleo diesel, de 9,05%. O mesmo aconteceu  com o gás de botijão. Com dois reajustes consecutivos nas refinarias, o item acumulou alta de 10,46%, que também pesou no bolso do consumidor final.

Com o 10º aumento consecutivo, a gasolina respondeu, individualmente, pelo maior impacto no índice do mês.

A boa notícia é que a alimentação, grande vilã do IPCA em 2020, segue apresentando tendência de desaceleração. Em março, a taxa avançou menos, fechando em 0,13%. As variações anteriores foram de 1,74% em dezembro, 1,02% em janeiro e 0,27% em fevereiro.

Segundo o gerente da pesquisa, a desaceleração no preço dos alimentos é resultado de uma maior estabilidade do câmbio e de uma redução na demanda, que pode estar relacionada com a suspensão do auxílio emergencial nos primeiros meses do ano.

No que diz respeito aos índices regionais, todas as áreas pesquisadas pelo IBGE registraram altas em março. A maior inflação foi verificada em Goiânia, enquanto que o menor índice foi observado na região metropolitana do Recife.

Edição: Ana Lúcia Caldas/Adrielen Alves

Últimas notícias
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo
Geral

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo