Inflação oficial acelera para 0,93%, maior alta para março desde 2015

Preços dos combustíveis e gás de cozinha pressionaram o IPCA

Publicado em 09/04/2021 - 15:15 Por Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, considerado a inflação oficial do país, avançou 0,93% em março, acima da taxa de 0,86% registrada em fevereiro. O resultado é o maior para o terceiro mês do ano desde 2015, quando o IPCA fechou em 1,32%. Os dados, divulgados nesta sexta-feira (9) pelo IBGE, indicam alta de 2,05% no ano e de 6,1% em 12 meses.

Mais uma vez, a inflação foi puxada principalmente pela variação no preço dos combustíveis, que subiu 11,23% e do gás de botijão, que avançou 4,98%.

O gerente da pesquisa, Pedro Kislanov, explicou que os sucessivos reajustes nas refinarias entre fevereiro e março impactaram o valor de venda dos combustíveis nas bombas. A gasolina nos postos teve alta de 11,26%, o etanol, de 12,59% e o óleo diesel, de 9,05%. O mesmo aconteceu  com o gás de botijão. Com dois reajustes consecutivos nas refinarias, o item acumulou alta de 10,46%, que também pesou no bolso do consumidor final.

Com o 10º aumento consecutivo, a gasolina respondeu, individualmente, pelo maior impacto no índice do mês.

A boa notícia é que a alimentação, grande vilã do IPCA em 2020, segue apresentando tendência de desaceleração. Em março, a taxa avançou menos, fechando em 0,13%. As variações anteriores foram de 1,74% em dezembro, 1,02% em janeiro e 0,27% em fevereiro.

Segundo o gerente da pesquisa, a desaceleração no preço dos alimentos é resultado de uma maior estabilidade do câmbio e de uma redução na demanda, que pode estar relacionada com a suspensão do auxílio emergencial nos primeiros meses do ano.

No que diz respeito aos índices regionais, todas as áreas pesquisadas pelo IBGE registraram altas em março. A maior inflação foi verificada em Goiânia, enquanto que o menor índice foi observado na região metropolitana do Recife.

Edição: Ana Lúcia Caldas/Adrielen Alves

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Covid-19: confira como estão as medidas restritivas em alguns estados

Bahia, Ceará e São Paulo decidiram manter as restrições para atividades não essenciais. Já o Maranhão, começou a liberar algumas atividades. E, em Minas Gerais, o pedido foi para que a população evite aglomerações no Dia das Mães. 

Baixar arquivo
Internacional

Mãe poderá concluir curso de medicina perto da família, decide Justiça

Ser médica, casar e ter filhos. Esses eram os sonhos da Ana Luísa Guedes. Em 2018, tudo parecia estar indo exatamente como planejou: a brasiliense passou no vestibular e estava cursando medicina numa universidade federal em Niterói.

Baixar arquivo
Saúde

Média de idade das vítimas da covid-19 no país cai quase oito anos

Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Fiocruz nessa sexta-feira (7), esse não é o único dado que mostra que a pandemia está atingindo grupos mais jovens da população.

Baixar arquivo
Justiça

Sobe para 29 número de mortos em operação no Jacarezinho

Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro está investigando as circunstâncias das mortes na ação policial no Jacarezinho para apurar se houve violações a direitos durante a ação.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Três navios são apontados como suspeitos por derramamento de óleo

As conclusões estão no inquérito da Polícia Federal sobre o caso. De acordo com a Marinha, os principais suspeitos são o Navio-Tanque Bouboulina, o Navio Tanque City Of Tokyo e o Navio Tanque Godam.

Baixar arquivo
Cultura

Orquestra Afro-Brasileira fará apresentação virtual pelo 13 de maio

 A apresentação da Orquestra Afro-Brasileira será exibida no dia 13 de maio, no canal Cultne, a partir das 19h, no Youtube.

Baixar arquivo