Petrobras anuncia reajuste de 39% no preço do gás natural

Novo valor passa a valer a partir de maio

Publicado em 05/04/2021 - 11:50 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

A Petrobras anunciou reajuste de 39% no preço do gás natural repassado às distribuidoras. O novo valor valerá a partir do dia 1º de maio. Ao contrário de outros combustíveis, o gás natural é corrigido em intervalos regulares, a cada 3 meses.

De acordo com a companhia, o aumento se deve à aplicação das fórmulas dos contratos de fornecimento, que vinculam o preço à cotação do petróleo e à taxa de câmbio, nos meses anteriores. Logo, o preço que será praticado em maio, junho e julho, tem como referência as variações verificadas em janeiro, fevereiro e março. Durante esse período, o petróleo subiu 38%, seguindo a tendência de alta das commodities globais. Além disso, os preços domésticos das commodities também subiram com a desvalorização do real.

O valor do gás natural cobre, ainda, os custos do transporte do combustível até o ponto de entrega às distribuidoras, que são atualizados anualmente em maio, com base no IGP-M, que acumula alta de 31%.

A Petrobras ressalvou que apesar do aumento, o gás natural chegou a ter em 2020 uma redução acumulada de 35% no preço em reais e 48% em dólares, em consequência da queda do petróleo ocorrida no início do ano passado.

Segundo a estatal, o valor final para o consumidor depende ainda das margens aplicadas pelas distribuidoras e postos de revenda, além de ser acrescido de tributos federais e estaduais.

 

 

Edição: Vitória Elizabeth/Adrielen Alves

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Meio Ambiente

Brasil e União Europeia realizam encontro sobre mudanças climáticas

A ideia do encontro foi estabelecer um diálogo político sobre as mudanças climáticas e o desenvolvimento sustentável. 

Baixar arquivo
Política

Senado debate projeto que proíbe reajuste de medicamentos na pandemia

A correção nos preços é autorizada anualmente e definida pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos, ligada ao Ministério da Justiça.

Baixar arquivo
Geral

Cheia do Rio Negro pode afetar quatro mil pessoas em Manaus

De acordo com boletim do Serviço Geológico do Brasil, o rio Negro segue em processo de enchente, subindo a uma média de 5 cm por dia, considerado alto para o período.

Baixar arquivo
Esportes

A 100 dias de Tóquio, Brasil já confirmou 200 vagas em 21 modalidades

A 100 dias dos jogos de Tóquio, o Brasil já confirmou 200 vagas em 21 modalidades e ainda tem chance de classificação em mais 30. Saiba mais com Astrid Nick. 

Baixar arquivo
Educação

Prazo para inscrição no Sisu termina nesta quarta-feira

O Sisu é o programa do Ministério da Educação para acesso a um curso de graduação em universidades públicas do país.

Baixar arquivo
Geral

Rainha de Copas: Operação investiga facção ligada ao tráfico no Rio

Segundo a Polícia Civil, os alvos da investigação “ostentam em redes sociais uma vida luxuosa, residindo em mansões em condomínios de alto padrão.

Baixar arquivo