População ocupada em trabalhos domésticos diminui 23,4%

O levantamento foi publicado nessa terça-feira pelo Dieese

Publicado em 28/04/2021 - 13:00 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A população ocupada em trabalhos domésticos diminuiu de 6,4 milhões para 4,9 milhões entre o quarto trimestre de 2019 e o quarto trimestre de 2020, uma redução de 23,4%. O levantamento foi publicado nessa terça-feira pelo Dieese, com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, do IBGE.

A publicação mostrou que 92% do total de ocupados no trabalho doméstico são mulheres, sendo que 65% são negras. A idade média dos trabalhadores é de 44 anos, mesma faixa etária identificada em 2019. Em 2020, os trabalhadores domésticos com 60 anos ou mais representavam 8,7% do total; em 2019, eram 9,1%.

Segundo o presidente do Instituto Doméstica Legal, Mario Avelino, os números mostram que o segmento do empregado doméstico foi bastante afetado pela pandemia de Covid-19. Mario Avelino destaca que fatores como o risco de contaminação geraram demissões e impediram novas contratações no setor.

O levantamento mostrou ainda que a média nacional de rendimento caiu no período: passou de 924 para 876 reais. Apesar disso, em 2020, em todas as regiões, com exceção da Região Sul, aumentaram as domésticas chefes de família.  As informais ganham 40% a menos do que as trabalhadoras formais, e as negras recebem 15% a menos, aponta o Dieese.

Para melhorar o cenário do trabalho doméstico, Mario Avelino avalia ser necessária ampliação da vacinação no país e o estímulo de políticas públicas que favoreçam a contratação formal de trabalhadores do setor.

Edição: Jéssica Gonçalves / Patrícia Serrão

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Butantan anuncia que IFA da Coronavac chega na próxima semana

  1. O Instituto Butantan anunciou que deve receber dia 26 de maio, um novo lote do IFA, o insumo farmacêutico ativo, usado para a produção da Coronavac. A previsão é de que a China envie quatro mil litros do insumo, o que daria para produzir cerca de 6,7 milhões de doses da vacina.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Covid: pandemia agrava situação de vulnerabilidade da população LGBTI

A pandemia da covid-19 fez com que a situação de vulnerabilidade social de lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis se agravasse. O alerta, feito nesta segunda-feira, Dia Internacional de Luta contra a LGBTfobia, é do coordenador do grupo Arco Íris e diretor da aliança nacional LGBTI, Claudio Nascimento.

Baixar arquivo
Economia

Lei para afastamento de grávidas das funções presenciais gera duvidas

A lei que determina o afastamento de mulheres grávidas de atividades presenciais durante a pandemia tem gerado dúvidas entre as trabalhadoras que exercem funções que não podem ser feitas à distância, como é o caso das empregadas domésticas.

Baixar arquivo
Economia

Monitor do PIB da FGV prevê crescimento de 1,7% no primeiro trimestre

O Monitor do PIB da Fundação Getúlio Vargas prevê crescimento de 1,7% na economia brasileira nesse primeiro trimestre do ano, em comparação ao quarto trimestre de 2020. E o resultado positivo está sendo calculado já considerando a retração de 2,1% em março, com relação a fevereiro.

Baixar arquivo
Geral

Mais de 6,4 milhões de vacinas contra a covid-19 serão distribuídas

As informações foram dadas nesta segunda-feira (17), durante a sessão da Comissão Temporária do Senado sobre Covid-19

Baixar arquivo