População ocupada em trabalhos domésticos diminui 23,4%

O levantamento foi publicado nessa terça-feira pelo Dieese

Publicado em 28/04/2021 - 13:00 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A população ocupada em trabalhos domésticos diminuiu de 6,4 milhões para 4,9 milhões entre o quarto trimestre de 2019 e o quarto trimestre de 2020, uma redução de 23,4%. O levantamento foi publicado nessa terça-feira pelo Dieese, com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, do IBGE.

A publicação mostrou que 92% do total de ocupados no trabalho doméstico são mulheres, sendo que 65% são negras. A idade média dos trabalhadores é de 44 anos, mesma faixa etária identificada em 2019. Em 2020, os trabalhadores domésticos com 60 anos ou mais representavam 8,7% do total; em 2019, eram 9,1%.

Segundo o presidente do Instituto Doméstica Legal, Mario Avelino, os números mostram que o segmento do empregado doméstico foi bastante afetado pela pandemia de Covid-19. Mario Avelino destaca que fatores como o risco de contaminação geraram demissões e impediram novas contratações no setor.

O levantamento mostrou ainda que a média nacional de rendimento caiu no período: passou de 924 para 876 reais. Apesar disso, em 2020, em todas as regiões, com exceção da Região Sul, aumentaram as domésticas chefes de família.  As informais ganham 40% a menos do que as trabalhadoras formais, e as negras recebem 15% a menos, aponta o Dieese.

Para melhorar o cenário do trabalho doméstico, Mario Avelino avalia ser necessária ampliação da vacinação no país e o estímulo de políticas públicas que favoreçam a contratação formal de trabalhadores do setor.

Edição: Jéssica Gonçalves / Patrícia Serrão

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Aneel alerta sobre riscos de incêndios perto de linhas de transmissão

De maio a outubro, os incêndios estão entre as principais causas de desligamento forçado no sistema de transmissão de energia.

Baixar arquivo
Economia

Câmara do DF aprova redução na alíquota do ICMS para combustível

A estimativa é que o preço final da gasolina e do álcool caia 7%, e o do diesel caia 11%.

Baixar arquivo
Esportes

Atlético (MG), Fortaleza e Flamengo se classificam na Copa do Brasil

Copa do Brasil: o Atlético Mineiro garantiu vaga nas semifinais ao bater o Fluminense por 1 a 0 e vai encarar o Fortaleza que venceu o São Paulo por 3 a 1. O Flamengo, no Maracanã com público, venceu o Grêmio por 2 a 0, está classificado e vai enfrentar a equipe do Athletico Paranaense.

Baixar arquivo
Política

Câmara aprova projeto do novo Código Eleitoral

A Câmara dos Deputados concluiu na madrugada desta quinta-feira, a votação do Projeto de Lei Complementar do novo Código Eleitoral. O texto agora segue para análise do Senado.

Baixar arquivo
Esportes

Confederação Brasileira de Vôlei anuncia mudanças no calendário

O calendário voltará a ser anual, com todas as competições tendo início e fim dentro do mesmo ano.

Baixar arquivo
Geral

Polícia Civil faz operação contra quadrilha de agiotagem e extorsão

A ação é liderada pela 76ª Delegacia de Niterói, na Região Metropolitana do Rio. As investigações duraram um ano. Os investigadores calculam que o grupo lucrou mais de R$ 70 milhões.

Baixar arquivo