População ocupada em trabalhos domésticos diminui 23,4%

O levantamento foi publicado nessa terça-feira pelo Dieese

Publicado em 28/04/2021 - 13:00 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A população ocupada em trabalhos domésticos diminuiu de 6,4 milhões para 4,9 milhões entre o quarto trimestre de 2019 e o quarto trimestre de 2020, uma redução de 23,4%. O levantamento foi publicado nessa terça-feira pelo Dieese, com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, do IBGE.

A publicação mostrou que 92% do total de ocupados no trabalho doméstico são mulheres, sendo que 65% são negras. A idade média dos trabalhadores é de 44 anos, mesma faixa etária identificada em 2019. Em 2020, os trabalhadores domésticos com 60 anos ou mais representavam 8,7% do total; em 2019, eram 9,1%.

Segundo o presidente do Instituto Doméstica Legal, Mario Avelino, os números mostram que o segmento do empregado doméstico foi bastante afetado pela pandemia de Covid-19. Mario Avelino destaca que fatores como o risco de contaminação geraram demissões e impediram novas contratações no setor.

O levantamento mostrou ainda que a média nacional de rendimento caiu no período: passou de 924 para 876 reais. Apesar disso, em 2020, em todas as regiões, com exceção da Região Sul, aumentaram as domésticas chefes de família.  As informais ganham 40% a menos do que as trabalhadoras formais, e as negras recebem 15% a menos, aponta o Dieese.

Para melhorar o cenário do trabalho doméstico, Mario Avelino avalia ser necessária ampliação da vacinação no país e o estímulo de políticas públicas que favoreçam a contratação formal de trabalhadores do setor.

Edição: Jéssica Gonçalves / Patrícia Serrão

Últimas notícias
Segurança

PF e Antidrogas do Paraguai destroem 800 toneladas de maconha

Mais de 800 toneladas de maconha foram destruídas pela Polícia Federal e a Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai. As entidades trabalham juntas no combate às plantações da droga no país vizinho por meio da operação Nova Aliança, que já teve 43 fases.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MPF busca anular concessão de blocos de petróleo na Amazônia

O Ministério Público Federal quer anular a concessão de quatro blocos de exploração de petróleo e gás no Estado do Amazonas e entrou com uma ação pedindo que o leilão perca efeito.

Baixar arquivo
Justiça

STF forma maioria para ampliar foro privilegiado

Um pedido de vista do ministro André Mendonça suspendeu o julgamento. A tese do relator, ministro Gilmar Mendes, é a de que o político - que tem o foro privilegiado - continue sendo julgado pelo STF pelos crimes praticados durante o mandato ou que tenham relação com ele mesmo depois da saída do cargo.

Baixar arquivo
Geral

Sobe para 9 o número de mortos em tombamento de ônibus na BR-101

Chega a nove o número de vítimas fatais no tombamento de um ônibus de turismo, na rodovia BR-101, no sul da Bahia.

Baixar arquivo
Economia

Volume de serviços recua 0,9% após três meses de alta

Quatro das cinco atividades investigadas pelo IBGE tiveram queda, entre elas, serviços de aluguel de máquinas e informação e comunicação. Apenas os serviços prestados às famílias registraram variação positiva, de 0,4%.

Baixar arquivo
Geral

Petrobras vai recorrer contra suspensão de conselheiro

O Conselheiro Pietro Adamo Sampaio Mendes foi suspenso provisoriamente nessa quinta-feira (11) pela Justiça Federal de São Paulo depois de ser nomeado para o cargo pelo governo federal.

Baixar arquivo