Produção industrial cai em dez capitais, aponta pesquisa do IBGE

Publicado em 08/04/2021 - 13:40 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A produção industrial recuou em dez dos 15 locais pesquisados pelo IBGE em fevereiro na comparação com janeiro. O resultado negativo foi puxado pelo desempenho do estado de São Paulo, que tem grande peso no cenário nacional, teve recuo de 1,3% por causa de reduções na produção da indústria alimentícia e na de derivados de petróleo.

Em segundo lugar em termos de influência, o Pará teve queda de 7,4%, em grande parte devido à indústria extrativa. O Ceará, com retração de 7,7%, e a Bahia com recuo de 5,8%, também se destacaram negativamente. Os dados, divulgados nesta quinta-feira pelo Instituto, são da Pesquisa Industrial Mensal Regional, que faz a coleta por estados.

Conforme o IBGE já havia divulgado há uma semana, a indústria em todo o país caiu 0,7% na passagem de janeiro para fevereiro, após nove meses de crescimento. Na análise regional, a principal influência pelo lado positivo foi o Rio de Janeiro, onde o setor cresceu 1,9%, na quarta alta consecutiva. Com isso, a indústria fluminense acumula ganhos de 5,4%, principalmente por conta do desempenho do setor de metalurgia e de veículos automotores.

Em seguida, vem o Mato Grosso, que teve a segunda melhor posição, apesar de registrar o maior resultado em termos absolutos, com avanço de 7,3%, impulsionado pelo setor de alimentos.

Na comparação com fevereiro de 2020, a indústria nacional apresentou crescimento de 0,4%. Mas apenas 5 dos 15 locais pesquisados acompanharam essa tendência. São Paulo, desta vez, aparece como grande destaque positivo, por avançar 4,4%. Já a Bahia ocupa a outra ponta, com queda de 20,9%.

Edição: Vitória Elizabeth/Edgard Matsuki

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Fiocruz alerta: é preciso ação compartilhada no combate à covid

Uma nota técnica da  Fiocruz alerta para a importância de decisões compartilhadas e coordenadas entre governo federal, estados e municípios para melhorar o fluxo de atendimentos para os pacientes com a covid -19.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas denunciam troca de ouro por vacina para garimpeiros em RR

Ministério da Saúde investiga o caso. Se a suspeita se confirmar, profissionais de saúde do Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami podem ser desligados.

Baixar arquivo
Geral

Governo volta a suspender regra do tempo máximo de atendimento em SAC

Cliente deveria esperar até 60 segundos para falar com atendente, mas Ministério da Justiça acabou com essa exigência por 120 dias em função da pandemia do novo coronavírus.

Baixar arquivo
Saúde

Campanha com a Turma da Mônica defende a importância das vacinas

Instituto Butantan, Sanofi Pasteur e Turma da Mônica se unem em campanha de apoio à vacinação. “Vacinação, Vida e Saúde de Montão”, esse é o nome da nova aventura da Turma da Mônica, do desenhista Maurício de Souza.

Baixar arquivo
Educação

Pais devem monitorar escolha de plataforma de aulas online por escolas

Especialista alerta para falhas de segurança e exploração de dados. Episódio recente de exibição de vídeo pornográfico para alunos do 6º ano do ensino fundamental demonstra importância de unidade de ensino se preocupar com o tema.

Baixar arquivo
Educação

Primeira turma com currículo do novo ensino médio se forma

São 198 alunos que cursaram eletrotécnica em um projeto piloto do Sesi e do Senai - mais de 80% deles originários de escolas públicas. Estudantes falam sobre empregabilidade após conclusão da etapa de ensino.

Baixar arquivo