Produção industrial cai em fevereiro e interrompe nove meses de alta

Publicado em 01/04/2021 - 13:13 Por Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A produção industrial brasileira caiu 0,7% em fevereiro na comparação com janeiro, interrompendo uma sequência de nove meses de alta. Já em relação ao mesmo mês do ano passado, houve avanço de 0,4%, a sexta taxa positiva consecutiva nessa base de análise. Os resultados da Pesquisa Industrial Mensal foram divulgados nesta quinta-feira pelo IBGE.

O levantamento revela que, em 12 meses, a indústria registra queda de 4,2%, mas, no ano, ainda acumula alta de 1,3%. Segundo o IBGE, com a interrupção da sequência de altas, o setor se encontra 13,6% abaixo do patamar recorde alcançado em maio de 2011 e 2,8% acima do nível pré-pandemia, verificado em fevereiro de 2020.

Três das quatro grandes categorias econômicas da indústria tiveram queda, com recuo em 14 dos 26 ramos pesquisados.

Entre as atividades, a principal queda foi observada no segmento de veículos automotores, reboques e carrocerias, que apresentou queda de 7,2% na passagem de janeiro para fevereiro. O resultado pode ser explicado pelo desabastecimento de insumos e matérias primas, mas também por outros fatores, como o grande número de desempregados, o aumento de preços, dificuldades no mercado internacional e a interrupção da concessão do auxílio emergencial no final do ano. 

O estudo também destaca como influência negativa os resultados verificados nos seguintes ramos: da indústria extrativa, equipamentos de transporte, bebidas, além de manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos. Por outro lado, máquinas e equipamentos, produtos químicos, de metal e minerais não-metálicos tiveram resultados positivos.

Também registraram alta na pesquisa de fevereiro os ramos de metalurgia, produtos de borracha e de material plástico, máquinas, aparelhos e materiais elétricos, celulose, papel e produtos de papel e produtos têxteis.

Edição: Edgard Matsuki - Editor da Radioagência Nacional

Últimas notícias
Cultura

História Hoje: Dia Mundial dos Escoteiros

O dia 23 de abril marca a celebração desse movimento mundial que tem como lema estar “Sempre alerta!” A data foi escolhida em homenagem a São Jorge, que era considerado pelo fundador um exemplo a ser seguido.

Baixar arquivo
Economia

PF e Abin investigam invasão ao sistema de pagamento do governo

O que se sabe até o momento é que não houve ataque externo na invasão ao Siafi. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, alguém usou o CPF e a senha do Portal Gov.br de gestores de despesas para entrar no sistema e supostamente desviar recursos federais.

Baixar arquivo
Justiça

Gilmar Mendes suspende ações sobre marco temporal e abre conciliação

Em setembro do ano passado, o STF derrubou a tese do marco temporal. Assim só seriam demarcadas as terras indígenas ocupadas ou em disputas até promulgação da Constituição, em outubro de 1988. Mas, logo depois, o Congresso Nacional aprovou uma lei que manteve o marco temporal.

Baixar arquivo
Geral

Marco Civil da Internet completa dez anos e norteia outras leis

Entre os princípios do Marco Civil, estão a garantia da liberdade de expressão, a proteção da privacidade e dos dados pessoais e a neutralidade da rede. Propagação das Fake News impõe outros desafios à legislação, como a regulação das redes sociais.

Baixar arquivo
Educação

Leitura pode reduzir pena na prisão, mas acesso ainda é restrito

Uma pesquisa do CNJ divulgada em outubro do ano passado mostrou que o acesso à leitura ainda é restrito nas prisões. Cerca de 30% das unidades prisionais no país não têm bibliotecas ou espaços de leitura.

Baixar arquivo