Senado aprova prorrogação do prazo para declarar imposto de renda

Projeto ainda precisa passar novamente pela Câmara e ser sancionado

Publicado em 06/04/2021 - 22:09 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Mais tempo para entregar a declaração do imposto de renda neste ano. É o que prevê o projeto aprovado pelos senadores nessa terça-feira. O texto muda para 31 de julho o prazo final para o contribuinte acertar as contas com o Leão. O prazo hoje, e que ainda está valendo, é 30 de abril, já que esse projeto precisar passar novamente pela Câmara e também precisa ser sancionado pelo presidente da República.

A proposta foi aprovada com alterações, por isso, o texto volta para a análise dos deputados. De acordo com o projeto, não há mudança no cronograma do pagamento da restituição. Assim, o primeiro lote deve ser liberado em 31 de maio de 2021.

No entanto, o relator, senador Plínio Valério, do PSDB, mudou as datas do parcelamento do pagamento do imposto.

O texto prevê que o saldo do imposto a pagar poderá ser parcelado em até 6 quotas iguais, devendo a última ser paga até o último dia útil deste ano.

O relator justificou a mudança afirmando que atendeu a um pedido do governo.  Segundo o parlamentar, prorrogar o pagamento para janeiro e fevereiro do ano que vem retiraria do orçamento de 2021 um valor estimado em R$ 2,5 bilhões, que seria transferido para 2022.

A proposta aprovada também incluiu emenda para que o contribuinte com impostos de 2020 a pagar quite todas as parcelas ainda este ano, sem multas ou juros.

 

 

* Texto e áudio alterados às 10h50 para correção de informação. O prazo que segue valendo para declaração do Imposto de Renda é 30 de abril. 

Edição: Roberto Piza/ Sumaia Villela

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Esportes

A 100 dias de Tóquio, Brasil já confirmou 200 vagas em 21 modalidades

A 100 dias dos jogos de Tóquio, o Brasil já confirmou 200 vagas em 21 modalidades e ainda tem chance de classificação em mais 30. Saiba mais com Astrid Nick. 

Baixar arquivo
Educação

Prazo para inscrição no Sisu termina nesta quarta-feira

O Sisu é o programa do Ministério da Educação para acesso a um curso de graduação em universidades públicas do país.

Baixar arquivo
Geral

Rainha de Copas: Operação investiga facção ligada ao tráfico no Rio

Segundo a Polícia Civil, os alvos da investigação “ostentam em redes sociais uma vida luxuosa, residindo em mansões em condomínios de alto padrão.

Baixar arquivo
Saúde

Lewandowski dá 30 dias para Anvisa decidir sobre vacina Sputnik V

Nesta terça-feira (13) o ministro do STF Ricardo Lewandowski atendeu o pedido de liminar feito pelo governo do Maranhão para importação e autorização excepcional de uso da vacina da Rússia Sputnik V. 

Baixar arquivo
Geral

Punições para quem causa acidentes após beber ficam mais pesadas

O novo Código de Trânsito Brasileiro define que motoristas alcoolizados ou sob efeito de drogas que provocarem acidentes com lesão corporal grave ou gravíssima e que resultarem  em mortes, serão presos. 

Baixar arquivo
Educação

Inscrições do programa Qualifica Mais seguem até 25 de abril

Dúvidas podem ser enviadas ao e-mail empregamais@economia.gov.br.

Baixar arquivo