Bolsonaro veta ampliação de prazo para declarar IR

Data máxima é 31 de maio

Publicado em 05/05/2021 - 20:26 Por Gésio Passos - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O presidente Jair Bolsonaro vetou o projeto de lei aprovado no Congresso Nacional que ampliava o prazo para entrega da declaração do imposto de renda. Com isso, a data limite para o envio dos documentos fica mantida, e segue até o dia 31 de maio.

Após a manifestação de ministérios, o presidente vetou integralmente a proposta que permitia a entrega até o final de julho. Segundo o governo, a ampliação do prazo mantendo o calendário da restituição traria como consequência a arrecadação do imposto menor que a restituição, podendo prejudicar o caixa da União e repasses a estados e municípios.

O governo destaca ainda que o projeto aprovado no Congresso afetaria a devolução do auxílio emergencial recebido indevidamente em 2020 por pessoas que não atenderam os critérios do benefício.

A Receita Federal já havia prorrogado o prazo para entrega da declaração do imposto de renda de abril para maio devido às dificuldades impostas pela pandemia.

Bolsonaro deve encaminhar os motivos do veto ao Congresso Nacional em 48 horas, que em 30 dias pode derrubar o veto do presidente, por maioria absoluta dos votos de deputados e senadores.

Edição: Jéssica Gonçalves/ Luiz Cláudio Ferreira

Últimas notícias
Direitos Humanos

MPF pede responsabilização de ex-agentes da ditadura

O Ministério Público Federal busca afastar a impunidade das violações cometidas pela ditadura entre 1964 e 1985. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inmet emite alertas de fortes chuvas e ondas de calor

Permanece o alerta vermelho para a onda de calor em boa parte do Mato Grosso, de São Paulo e no norte do Paraná. Também há o alerta de chuvas intensas no Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. 

Baixar arquivo
Cultura

Biblioteca Nacional do Rio abre exposição "Homenagem a Carolina"

Carolina Maria de Jesus, conhecida pelo livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, completaria 110 anos agora em 2024. 

Baixar arquivo
Economia

Prévia do PIB aponta crescimento de 0,6% em janeiro

O governo espera que o ritmo de crescimento do setor de serviços continue estável, e que a atividade industrial se recupere, com a retomada dos investimentos.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça absolve policiais acusados de matar mulher no Rio de Janeiro

A auxiliar de serviços gerais Claudia Silva Ferreira morreu após levar um tiro e ser socorrida durante uma operação policial há 10 anos, no Morro de Congonha, em Madureira, Zona Norte do Rio. 

Baixar arquivo
Cultura

Passinho é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio

Uma mistura break, frevo, samba e capoeira: assim é o passinho carioca, uma dança que nasceu nas comunidades do Rio de Janeiro nos anos 2000.

Baixar arquivo