Comunidades indígenas produzem e comercializam produtos sustentáveis

Publicado em 10/05/2021 - 07:46 Por Maíra Heinen* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Produzir e comercializar de forma sustentável, com respeito aos processos naturais, é algo desempenhado há muito tempo pelas comunidades indígenas brasileiras. E, atualmente, algumas iniciativas representam bem essa visão de mundo e de produção.

O uso consciente dos recursos naturais é o foco da Ararinha Calçados, empresa fundada por um casal de indígenas, Daosha Passaro Alegre e Txãda Shawã, do estado do Acre. Eles utilizam o látex orgânico e tinturas naturais para fabricar calçados de borracha. Com a iniciativa, o Instituto Arara Encantada foi criado e hoje, sete famílias vivem do empreendimento. Daosha Pássaro Alegre ressalta que o projeto representa dignidade para as famílias envolvidas.

Os produtos feitos com a borracha de seringueiras da Amazônia já ganharam o mundo com a grife da designer Flávia Amadeu. Ela produz acessórios como colares, brincos e bolsas e sempre faz parcerias com populações indígenas e comunidades extrativistas locais. Recentemente ela esteve no Acre para uma oficina com o povo Yawanawá, buscando fortalecer iniciativas de produção e comércio sustentável.

O desenvolvimento de cadeias de valor para a promoção da autonomia dessas populações está ocorrendo em várias regiões. São vários produtos indígenas que vão desde joias naturais, cestarias, cerâmicas, roupas e brinquedos, passando por produtos naturais como comida e bebidas tradicionais.

Marcas, iniciativas e produtos indígenas podem ser verificados na página do Instituto Socioambiental, e ainda no site da Funai.

 

* Com produção de Michele Moreira.

Edição: Paula de Castro/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

Governo recua e Petrobras pode pagar 50% de dividendos extras

A decisão veio nessa sexta-feira (19), após reunião do Conselho de Administração da empresa e será levada à Assembleia Geral marcada para a próxima quinta, dia 25.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: Brasil receberá mais 12,5 milhões de doses da vacina em maio

Esse lote é do imunizante mais atualizado, que também protege contra a variante XBB. Assim que chegar ao país, as vacinas serão distribuídas aos estados em até 12 dias.

Baixar arquivo
Geral

Tietasaura: nova espécie de dinossauro baiano é identificada

O espécime teria vivido no Recôncavo Baiano e foi batizado em homenagem ao romance de Jorge Amado. Os fósseis eram considerados perdidos, mas foram encontrados recentemente no Museu de História Natural de Londres. Ainda não há previsão de retorno para o Brasil.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo