Guedes: Brasil pode ter alta de até 5% do PIB este ano

Segundo ministro, investimento privado deve puxar crescimento

Publicado em 31/05/2021 - 14:01 Por Lucas Pordeus León - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Em tom otimista, o ministro da Economia, Paulo Guedes, fez um pronunciamento, nesta segunda-feira (31), em evento com investidores estrangeiros e indicou que o país pode crescer até 5% do Produto Interno Bruto neste ano.

Guedes enfatizou que o motor do crescimento do país deve ser deslocado do consumo das famílias, que até então era o responsável por puxar o crescimento econômico, para o investimento privado. 

O ministro citou que a eleição dos novos presidentes da Câmara e do Senado possibilitou uma coalizão parlamentar favorável à aprovação das reformas defendidas pelo Executivo. E destacou as privatizações dos Correios e da Eletrobras, em tramitação no Legislativo, como grandes oportunidades para o investimento estrangeiro no país.

Paulo Guedes disse ainda que o governo pode estender o auxílio emergencial, caso a pandemia se prolongue. A última parcela do benefício será paga em julho.

O evento que o ministro da Economia participou foi o Fórum de Investimentos Brasil 2021, que promove o Brasil para os investidores estrangeiros, e é organizado pelo governo federal, pelo BID – o Banco Interamericano de Desenvolvimento; e pela Apex-Brasil, a Agência Brasileira de promoção de exportações e investimentos.

Edição: Sâmia Mendes/Renata Batista

Últimas notícias
Saúde

Boletim revela queda nos indicadores de transmissão da covid-19

O Observatório Covid-19 da Fiocruz indica também redução do número de casos registrados e de óbitos no país. Ainda assim, especialistas defendem medidas de prevenção, como a exigência de vacinação para entrada no Brasil, o uso de passaporte de vacinas em locais públicos e a testagem de viajantes no país.

Baixar arquivo
Saúde

Nova variante da Covid chega a Bélgica e preocupa Europa

De acordo com o Ministério da Saúde belga, trata-se de alguém que veio do exterior não vacinado e que testou positivo no dia 22 de novembro

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz submete à Anvisa pedido de registro com IFA nacional

A Fundação Oswaldo Cruz submeteu, nesta sexta-feira, à Agência Nacional de Vigilância Sanitária, pedido de inclusão de Biomanguinhos como unidade produtora do IFA, Ingrediente Farmacêutico Ativo, utilizado para fabricação do imunizante.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro entra na bandeira verde do risco Covid

Os dados estão no novo Mapa de Risco e mostram que, pela primeira vez, o risco de transmissão da Covid estão muito baixos no estado.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro vacina mais de 67 mil pessoas em um único dia

Prefeitura faz campanha para vacinação contra a Influenza A. Qualquer pessoa, a partir dos seis meses de idade, pode ser vacinada.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Amapá lança campanha de registro civil de pessoas trans

Para mudar o nome que está registrado na certidão de nascimento, é só ir a um cartório e fazer a solicitação, sem a necessidade comprovação de cirurgia de mudança de sexo ou decisão judicial.

Baixar arquivo