Guedes: Brasil pode ter alta de até 5% do PIB este ano

Segundo ministro, investimento privado deve puxar crescimento

Publicado em 31/05/2021 - 14:01 Por Lucas Pordeus León - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Em tom otimista, o ministro da Economia, Paulo Guedes, fez um pronunciamento, nesta segunda-feira (31), em evento com investidores estrangeiros e indicou que o país pode crescer até 5% do Produto Interno Bruto neste ano.

Guedes enfatizou que o motor do crescimento do país deve ser deslocado do consumo das famílias, que até então era o responsável por puxar o crescimento econômico, para o investimento privado. 

O ministro citou que a eleição dos novos presidentes da Câmara e do Senado possibilitou uma coalizão parlamentar favorável à aprovação das reformas defendidas pelo Executivo. E destacou as privatizações dos Correios e da Eletrobras, em tramitação no Legislativo, como grandes oportunidades para o investimento estrangeiro no país.

Paulo Guedes disse ainda que o governo pode estender o auxílio emergencial, caso a pandemia se prolongue. A última parcela do benefício será paga em julho.

O evento que o ministro da Economia participou foi o Fórum de Investimentos Brasil 2021, que promove o Brasil para os investidores estrangeiros, e é organizado pelo governo federal, pelo BID – o Banco Interamericano de Desenvolvimento; e pela Apex-Brasil, a Agência Brasileira de promoção de exportações e investimentos.

Edição: Sâmia Mendes/Renata Batista

Últimas notícias
Geral

Senacom suspende venda de marca de carregador portátil sem homologação

A Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacom) suspendeu, nesta segunda-feira, a venda do carregador portátil Powerbank XChange, da marca TecToy.

Baixar arquivo
Geral

Ouvidorias organizam maratona para defesa dos direitos dos usuários

Junho é o mês da segunda edição da Maratona de Defesa dos Direitos dos Usuários de Serviços Públicos, promovida pela Rede Nacional de Ouvidorias.

Baixar arquivo
Internacional

Fórum Econômico Mundial: Zelensky defende mais sanções contra a Rússia

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse nesta segunda-feira que a invasão russa no país é um precedente histórico

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras disputam a melhor campanha

O Maracanã recebe Flamengo x Sporting Cristal (Peru), nesta terça-feira, às 21h30. O Palmeiras também joga nesta terça contra o Deportivo Táchira (Venezuela) dentro do Allianz Parque.

Baixar arquivo
Saúde

Covid: menores de 5 anos têm boa resposta após três doses de Pfizer

Três doses de uma formulação de três microgramas da vacina geraram resposta em crianças com seis meses de idade até as menores de cinco anos, igual à resposta gerada em pessoas entre 16 e 25 anos, que receberam duas doses de 30 microgramas da vacina

Baixar arquivo
Saúde

Marcelo Queiroga destaca a importância do SUS no combate à covid-19

Cerca de um mês após anunciar o fim da emergência em saúde pública no Brasil, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, participou da Assembleia Mundial da Saúde, em Genebra, na Suíça.

Baixar arquivo