Preços da indústria têm inflação de 4,78% no mês de março

Taxa só é menor do que a medida em fevereiro

Publicado em 04/05/2021 - 13:35 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Os preços da indústria apresentaram a segunda maior inflação da série histórica no mês de março com alta de 4,78%. A taxa só é menor do que a medida em fevereiro, que ficou em 5,16% após revisão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com o resultado, o Índice de Preços ao Produtor (IPP) produzido pelo instituto acumula avanços recordes de 14,09% no primeiro trimestre do ano e de 33,52% nos últimos 12 meses. Esse é o 20º aumento consecutivo do IPP, que mede a variação dos preços na porta da fábrica, sem a adição dos impostos e frete.

O IBGE mapeia 24 atividades das indústrias extrativas e de transformação. Dessas, 23 apresentaram variação positiva em março. De acordo com o gerente do instituto, Alexandre Brandão, um dos fatores que contribuíram para a elevação de preços no mês de março foi o aumento da demanda internacional, especialmente da China, o que impacta o preço das commodities, sobretudo as agrícolas. Além disso, há o fator cambial.

O setor que mais contribuiu para o resultado do mês foi justamente o das atividades de refino de petróleo e produtos de álcool, que tiveram alta de 16,77% e responderam por 1,53 ponto percentual da variação total. Os itens incluídos na categoria Outros Produtos Químicos vêm em seguida, com aumento de 8,79% e participação de 0,74 ponto.

O gerente do IBGE destaca ainda que em março o setor mais pesado da economia, que é o dos alimentos, voltou a ter impacto. Nos últimos 12 meses, a inflação desses itens já soma 33,57%, exercendo a maior influência sobre a taxa de acúmulo geral. 

Edição: Rádio Nacional/Renata Batista

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Covid: Covaxin será testada em crianças e jovens de 2 a 18 anos

O laboratório indiano Bharat Biotech anunciou nesta quarta-feira que a vacina Covaxin recebeu recomendação de especialistas para incluir crianças e jovens de 2 a 18 anos no ensaio clínico de fase 3, que está sendo realizado na Índia.

Baixar arquivo
Saúde

SP retoma vacinação de gestantes com comorbidades na segunda-feira

Imunização será retomada com a CoronaVac, e vale ainda para puérperas com comorbidades. A vacinação com as doses de Oxford/AstraZeneca foi suspensa pelo Ministério da Saúde em todo o país.

Baixar arquivo
Geral

Acre: Trabalhadores da Educação iniciam greve por tempo indeterminado

Trabalhadores da Educação do Acre estão em paralisação e iniciam greve por tempo indeterminado a partir desta quinta-feira. Entre as reivindicações estão melhores condições de trabalho, reposição salarial, além de prioridade na vacinação contra a covid-19.

Baixar arquivo
Política

Comissão Mista da Reforma Tributária encerra atividades

Comissão Mista da Reforma Tributária encerrou as atividades e o relatório final foi apresentado. Mas o texto não foi votado, porque a comissão foi extinta. O relatório final sugere uma reforma ampla, que unifica cinco tributos e cria um imposto único, o IBS, Imposto sobre Bens e Serviços.

Baixar arquivo
Saúde

Embaixador da China diz que pedirá liberação do IFA para CoronaVac

Governador de SP participou de reunião com o embaixador e disse que o laboratório Sinovac teria 10 mil litros do Ingrediente Farmacêutico Ativo para serem enviados. O presidente do Instituto Butantan disse que a previsão de que o IFA seria enviado nessa quinta-feira não vai ser cumprida e não há nova data definida para a entrega do insumo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Caixa adere a programa Adote um Parque

Banco vai destinar R$ 150 milhões para o programa ambiental, por meio do Fundo Socioambiental da Caixa. O presidente afirmou que o objetivo é ampliar a área de floresta no país.

Baixar arquivo