Procon do Rio cria cartilha virtual para as compras de Dia das Mães

Publicado em 06/05/2021 - 18:00 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A busca por presentes para o Dia das Mães entra na reta final. A data é a segunda mais importante para o comércio, e só perde para o Natal. Preocupado em evitar ciladas para os consumidores, o Procon Carioca preparou uma cartilha virtual, com dicas e cuidados que devem ser tomados na hora de ir às compras.

O planejamento é o primeiro passo. A  gerente de Atendimento do Procon, a advogada Lígia Oliveira, explica que o consumidor deve estar atento pois o comerciante só é obrigado a efetuar a troca de mercadorias quando estas possuírem defeitos que as tornem impróprias para o consumo ou que possuam qualquer tipo de vício que desvalorize o produto.

A expectativa do comércio varejista é de que o volume de vendas deste ano seja 46% maior em comparação ao mesmo período do ano anterior, quando as medidas de isolamento social adotadas para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus fizeram com que o faturamento despencasse.

A Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo estima em R$ 12,12 bilhões o volume de vendas do setor em todo o país.

Com a expectativa de um ano melhor para o comércio, as lojas físicas e o e-commerce – segmento que foi praticamente o único meio acessível para os filhos presentearem as mães em 2020 – já apostam em promoções para aumentar as vendas este ano.

Com o forte apelo emocional da data, o consumidor deve redobrar a atenção para evitar as compras impulsivas e o endividamento.

Em maio de 2020, o Procon Carioca registrou um grande aumento no número de reclamações após a data festiva, principalmente  nos setores de telefonia e cuidados pessoais. Os dois segmentos lideraram o ranking de denúncias, com aumento de 549% e 432% respectivamente, em relação ao mesmo período de 2019.

A cartilha virtual do Procon pode ser acessada nas redes sociais do órgão e no site.

Edição: Vitória Elizabeth/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Direitos Humanos

MPF pede responsabilização de ex-agentes da ditadura

O Ministério Público Federal busca afastar a impunidade das violações cometidas pela ditadura entre 1964 e 1985. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inmet emite alertas de fortes chuvas e ondas de calor

Permanece o alerta vermelho para a onda de calor em boa parte do Mato Grosso, de São Paulo e no norte do Paraná. Também há o alerta de chuvas intensas no Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. 

Baixar arquivo
Cultura

Biblioteca Nacional do Rio abre exposição "Homenagem a Carolina"

Carolina Maria de Jesus, conhecida pelo livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, completaria 110 anos agora em 2024. 

Baixar arquivo
Economia

Prévia do PIB aponta crescimento de 0,6% em janeiro

O governo espera que o ritmo de crescimento do setor de serviços continue estável, e que a atividade industrial se recupere, com a retomada dos investimentos.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça absolve policiais acusados de matar mulher no Rio de Janeiro

A auxiliar de serviços gerais Claudia Silva Ferreira morreu após levar um tiro e ser socorrida durante uma operação policial há 10 anos, no Morro de Congonha, em Madureira, Zona Norte do Rio. 

Baixar arquivo
Cultura

Passinho é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio

Uma mistura break, frevo, samba e capoeira: assim é o passinho carioca, uma dança que nasceu nas comunidades do Rio de Janeiro nos anos 2000.

Baixar arquivo