Setor de serviços tem queda de 4% em março

Publicado em 12/05/2021 - 14:42 Por Ligia Souto - Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O volume dos serviços prestados no Brasil apresentou queda de 4% em março, na comparação com o mês anterior. O resultado fez com que o setor voltasse a operar abaixo do nível pré-pandemia de covid-19. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta quarta-feira pelo IBGE. O baixo desempenho também eliminou boa parte do ganho de 4,6% de fevereiro, quando o indicador superou, pela primeira vez, o patamar anterior à crise sanitária. 

Na comparação com março de 2020, no entanto, o setor teve alta de 4,5%, após 12 taxas negativas consecutivas. Em 12 meses, o volume de serviços prestados no país amargou queda de 8%.

O gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, explica que o movimento de recuperação vinha sendo observado desde junho do ano passado. Mas, com a queda apontada nesta edição da pesquisa, o setor encontra-se 2,8 % abaixo do resultado de fevereiro de 2020, período que antecedeu as medidas para conter o novo coronavírus.

Três das cinco atividades investigadas pelo IBGE tiveram queda, com destaque para os serviços prestados às famílias, que registraram tombo de 27%, maior taxa negativa desde abril de 2020. Também contribuíram para o índice as quedas nos transportes, serviços auxiliares aos transportes e correios e os segmentos profissionais, administrativos e complementares.

Segundo o gerente da sondagem, o resultado dessas atividades retrata o recrudescimento das medidas restritivas diante do avanço da  pandemia no país. 

Por outro lado, apresentaram alta na passagem de fevereiro para março os serviços de informação e de comunicação.

A retração apontada pela Pesquisa Mensal de Serviços foi observada em 14 das 27 das unidades da federação, com destaque para São Paulo, Distrito Federal, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio de Janeiro. Mato Grosso registrou a principal alta de março em termos regionais.

 

Edição: Sheily Noleto / L Pedrosa

Últimas notícias
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Geral

MPF quer embargo da obra que instala tirolesa no Pão de Açúcar

O projeto, autorizado pelo Iphan, prevê a instalação de uma tirolesa que liga o Pão de Açúcar e à Urca, cartão postal do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo
Educação

Rede pública de SP planeja uso de IA; professores vão debater medida

A medida foi anunciada pela Secretaria de Educação do estado. Os conteúdos elaborados pela inteligência artificial vão ter que passar pelo aval dos professores, antes da utilização pelos estudantes. 

Baixar arquivo
Justiça

Comitê Judiciário da Câmara dos EUA divulga relatório sobre STF

O relatório, chamado “O ataque à liberdade de expressão no exterior e o silêncio do governo Biden: o caso do Brasil”,  inclui dezenas de decisões do STF e TSE. 

Baixar arquivo
Geral

Na primeira votação, vereadores de SP aprovam privatização da Sabesp

Antes da votação em segundo turno, o projeto vai passar por uma série de audiências públicas na Câmara Municipal de São Paulo e também em bairros da periferia. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Governo de São Paulo nega retomada da operação Escudo

As declarações do governador de São Paulo vieram depois que o porta voz da PM confirmou a retomada da operação Escudo no começo desta semana. 

Baixar arquivo