Setor de serviços tem queda de 4% em março

Publicado em 12/05/2021 - 14:42 Por Ligia Souto - Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O volume dos serviços prestados no Brasil apresentou queda de 4% em março, na comparação com o mês anterior. O resultado fez com que o setor voltasse a operar abaixo do nível pré-pandemia de covid-19. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta quarta-feira pelo IBGE. O baixo desempenho também eliminou boa parte do ganho de 4,6% de fevereiro, quando o indicador superou, pela primeira vez, o patamar anterior à crise sanitária. 

Na comparação com março de 2020, no entanto, o setor teve alta de 4,5%, após 12 taxas negativas consecutivas. Em 12 meses, o volume de serviços prestados no país amargou queda de 8%.

O gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, explica que o movimento de recuperação vinha sendo observado desde junho do ano passado. Mas, com a queda apontada nesta edição da pesquisa, o setor encontra-se 2,8 % abaixo do resultado de fevereiro de 2020, período que antecedeu as medidas para conter o novo coronavírus.

Três das cinco atividades investigadas pelo IBGE tiveram queda, com destaque para os serviços prestados às famílias, que registraram tombo de 27%, maior taxa negativa desde abril de 2020. Também contribuíram para o índice as quedas nos transportes, serviços auxiliares aos transportes e correios e os segmentos profissionais, administrativos e complementares.

Segundo o gerente da sondagem, o resultado dessas atividades retrata o recrudescimento das medidas restritivas diante do avanço da  pandemia no país. 

Por outro lado, apresentaram alta na passagem de fevereiro para março os serviços de informação e de comunicação.

A retração apontada pela Pesquisa Mensal de Serviços foi observada em 14 das 27 das unidades da federação, com destaque para São Paulo, Distrito Federal, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio de Janeiro. Mato Grosso registrou a principal alta de março em termos regionais.

 

Edição: Sheily Noleto / L Pedrosa

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Programa Caixa Mais Brasil chega à 100ª edição neste sábado

Durante este fim de semana, a Caixa Econômica Federal promove mais uma edição do programa Caixa Mais Brasil.

Baixar arquivo
Geral

Covid-19: projeto no DF oferece apoio psicológico a enlutados

Lidar com a morte é um processo doloroso. E desde o início da pandemia do coronavírus, por causa das medidas de segurança e distanciamento social, nem sempre quem perde um ente querido encontra uma rede de apoio para enfrentar esse momento.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Pandemia coloca 9 milhões de crianças em risco de trabalho infantil

Os dados estão no relatório do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) publicado para marcar o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado neste sábado, 12 de junho

Baixar arquivo
Saúde

Estado do Rio de Janeiro permanece com risco moderado para covid-19

O Mapa de Risco Covid-19 manteve a classificação geral na bandeira laranja, mas segundo o estudo, houve melhora no cenário epidemiológico em seis regiões.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz recebe insumo para a produção de 6 milhões de doses da vacina

A Fiocruz recebe neste sábado (12) mais um lote de IFA para a produção da vacina contra a covid-19. O insumo deverá desembarcar no final da tarde no Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Saúde

SUS vai oferecer exame rápido para detecção de meningite criptocócica

O teste que detecta fungos que atacam o sistema nervoso foi incorporado ao SUS e publicado nesta sexta-feira (11).

Baixar arquivo