Setor de serviços tem queda de 4% em março

Publicado em 12/05/2021 - 14:42 Por Ligia Souto - Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O volume dos serviços prestados no Brasil apresentou queda de 4% em março, na comparação com o mês anterior. O resultado fez com que o setor voltasse a operar abaixo do nível pré-pandemia de covid-19. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta quarta-feira pelo IBGE. O baixo desempenho também eliminou boa parte do ganho de 4,6% de fevereiro, quando o indicador superou, pela primeira vez, o patamar anterior à crise sanitária. 

Na comparação com março de 2020, no entanto, o setor teve alta de 4,5%, após 12 taxas negativas consecutivas. Em 12 meses, o volume de serviços prestados no país amargou queda de 8%.

O gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, explica que o movimento de recuperação vinha sendo observado desde junho do ano passado. Mas, com a queda apontada nesta edição da pesquisa, o setor encontra-se 2,8 % abaixo do resultado de fevereiro de 2020, período que antecedeu as medidas para conter o novo coronavírus.

Três das cinco atividades investigadas pelo IBGE tiveram queda, com destaque para os serviços prestados às famílias, que registraram tombo de 27%, maior taxa negativa desde abril de 2020. Também contribuíram para o índice as quedas nos transportes, serviços auxiliares aos transportes e correios e os segmentos profissionais, administrativos e complementares.

Segundo o gerente da sondagem, o resultado dessas atividades retrata o recrudescimento das medidas restritivas diante do avanço da  pandemia no país. 

Por outro lado, apresentaram alta na passagem de fevereiro para março os serviços de informação e de comunicação.

A retração apontada pela Pesquisa Mensal de Serviços foi observada em 14 das 27 das unidades da federação, com destaque para São Paulo, Distrito Federal, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio de Janeiro. Mato Grosso registrou a principal alta de março em termos regionais.

 

Edição: Sheily Noleto / L Pedrosa

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Cultura

Primavera dos Museus tem programação em 680 centros culturais

O tema desta 15ª edição do evento é Museus: Perdas e Recomeços, justamente para trazer à tona os desafios e o papel da cultura nesse período de pandemia e crise que o mundo está vivendo. 

Baixar arquivo
Economia

Safra agrícola alcança valor de produção recorde em 2020

A safra agrícola brasileira alcançou valor de produção recorde de R$ 470,5 bilhões em 2020, crescimento de 30,4% ante o desempenho registrado no ano anterior. 

Baixar arquivo
Esportes

Confira os resultados de terça-feira (21) no futebol

Na Série B, o Guarani venceu o Remo por 2 a 0; o Avaí bateu o Goiás por 1 a 0; o CRB ganhou do Brasil de Pelotas por 1 a 0; Sampaio Corrêa e Brusque ficaram no 2 a 2; o Londrina foi até Recife e venceu o Náutico por 2 a 1; Vila Nova e Confiança ficaram no 0 a 0.

Baixar arquivo
Esportes

Seleções que disputam Mundial de Vôlei de 2022 são definidas

O Brasil está classificado para as duas competições. O Mundial masculino acontecerá entre os dias 26 de agosto e 11 de setembro, enquanto o feminino será realizado entre 23 de setembro e 15 de outubro.

Baixar arquivo
Geral

MP e polícia do Rio fazem operação contra sonegação fiscal

O alvo da operação são empresas distribuidoras de bebidas sediadas no Rio e no Paraná, seus representantes, e também servidores públicos que trabalharam no Programa Barreira Fiscal e que estariam envolvidos nos crimes.

Baixar arquivo
Educação

MEC lança programa que visa integrar famílias à vida escolar de alunos

Este ano, segundo o MEC, o programa vai atender 5.755 escolas da educação básica, que deverão criar e colocar em prática estratégias para ampliar e qualificar a participação das famílias. Em 2022, serão contempladas mais 17 mil escolas. O total de recursos distribuídos em 2021 será de R$ 16 milhões.

Baixar arquivo