Aprovada MP que amplia prazo de remarcação de serviços de turismo

Publicado em 23/06/2021 - 21:18 Por Kariane Costa, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Senadores aprovaram nessa quarta feira  a Medida Provisória  que amplia o prazo para remarcação e reembolso de serviços nos setores de turismo e cultura não realizados em 2020 e 2021 em virtude da pandemia da covid-19.  A MP já foi aprovada na Câmara e agora segue para sanção do presidente Jair Bolsonaro.

O texto prorroga o prazo previsto em lei do ano passado, que tinha validade durante o estado de calamidade pública decretado em 2020 e já encerrado.

Com a aprovação e sanção da MP,  o consumidor vai poder  utilizar até 31 de dezembro de 2022 os créditos referentes ao valor pago por eventos, serviços ou reservas não utilizadas.

Mas  se a empresa não puder oferecer a remarcação dos serviços ou devolver de imediato o valor em créditos, deverá ressarcir o cliente também até o fim do ano que vem.

Serão afetados serviços hoteleiros, agências de turismo, cinemas, teatros, plataformas digitais de vendas de ingressos pela internet e também artistas que receberam por shows não realizados.

Edição: Roberto Piza/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo
Saúde

INCA defende aumento de impostos sobre bebidas alcoólicas

O INCA, Instituto Nacional de Câncer, divulgou posicionamento defendendo o aumento de impostos sobre as bebidas alcoólicas, como medida para reduzir o surgimento de novos casos de câncer no país.

Baixar arquivo
Saúde

Doses atualizadas da vacina contra covid-19 chegam na próxima semana

O Ministério da Saúde informou que novas doses da vacina contra a covid-19 devem chegar na próxima semana e serão distribuídas aos estados. Os imunizantes que vão chegar estão atualizados contra a variante XBB.

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo