Confiança do consumidor registra maior nível desde novembro de 2020

Indicador da FGV chegou a 80,9 pontos no mês de junho

Publicado em 24/06/2021 - 13:04 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O consumidor brasileiro está mais confiante. É o que mostra pesquisa divulgada, nesta quinta-feira (24), pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O levantamento aponta que o ICC, Índice de Confiança do Consumidor, chegou este mês a 80,9 pontos, maior valor desde novembro de 2020. Em médias móveis trimestrais, o aumento ficou em 4,2 pontos.

Sob a ótica das famílias, ainda segundo a FGV, a percepção é de melhora da situação atual e também das perspectivas futuras, com um maior otimismo em relação ao mercado de trabalho. 

Entre os quesitos que medem o ímpeto de compras para os próximos meses, o aumento da confiança subiu para 64,6 pontos, maior nível desde novembro de 2020. 

Pela primeira vez, desde julho do ano passado, a intenção de compras de bens duráveis, por exemplo, avançou de forma mais expressiva entre as famílias. No entanto, o indicador ainda se encontra em patamar considerado baixo quando comparado aos níveis pré-pandemia de covid-19.

Foi também perguntado aos consumidores sobre as perspectivas em relação à situação da economia. Neste quesito, o indicador alcançou o maior valor desde fevereiro de 2020, ao subir 3,5 pontos, alcançando pouco mais de 113 pontos.

Na análise por faixa de renda, o mês de junho apresentou avanço na confiança em todas as faixas, com destaque para consumidores com renda acima de R$ 9 mil. Nesta parcela da população, o ICC aumentou 4,6 pontos em junho, alcançando 89,9 pontos, maior nível desde fevereiro de 2020. 

A pesquisa coletou informações de mais de 1.600 domicílios, com entrevistas realizadas entre os dias 1º e 21 de junho.

Edição: Vitória Elizabeth/ Renata Batista

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Política

Projeto que autoriza privatização dos Correios é aprovado na Câmara

O parecer do relator, deputado Gil Cutrim, do Republicanos, prevê  que  após o leilão, a estatal será transformada em uma empresa de economia mista, que passará a ser chamada de Correios do Brasil. E a  Anatel passa a regulamentar os serviços postais.

Baixar arquivo
Política

Lei de combate à violência política contra a mulher é sancionada

Uso indevido pelos partidos de nomes de mulheres apenas para o preenchimento da cota de 30% e o desvio dos recursos destinados ao financiamento das campanhas femininas estão entre os principais casos de violência política contra a mulher no Brasil.

Baixar arquivo
Segurança

Operação Shark desarticula grupo que aplicava golpes em empréstimos

Uma ação conjunta das polícias civis do Distrito Federal e do Rio de Janeiro desarticulou nesta quinta-feira um grupo especializado em aplicar golpes de empréstimos de dinheiro. Além do Rio e do DF, os criminosos atuavam nos estados de São Paulo e Pernambuco.

Baixar arquivo
Saúde

41 pessoas recebem medalhas do Mérito Médico e Mérito Oswaldo Cruz

As medalhas de ouro foram entregues a 15 ministros do governo, além dos presidentes da Câmara, Arthur Lira e do Senado, Rodrigo Pacheco

Baixar arquivo
Economia

Dia dos Pais: 32% dos brasileiros devem dar presentes aponta pesquisa

Domingo é Dia dos Pais. E pesquisa da Associação Comercial de São Paulo aponta que apenas 32% dos brasileiros planejam comprar um presente para celebrar a data. A pesquisa nacional mostra ainda que 19% dos consumidores ouvidos ainda estão indecisos.

Baixar arquivo