Consumo Aparente de Bens Industriais registra queda de 5,4% em abril

Publicado em 08/06/2021 - 15:23 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Indicador de Consumo Aparente de Bens Industriais registrou queda de 5,4% no mês de abril, em relação a março, de acordo com o IPEA, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. O índice analisa a parcela da produção industrial do país destinada ao mercado interno, acrescida das importações. 

Já na comparação com abril do ano passado a alta chegou a 28,9%, enquanto a variação acumulada em doze meses teve resultado nulo. Mas na passagem entre os meses, houve recuo tanto na produção interna destinada ao mercado nacional, de 2%, quando na importação de bens industriais de 10,6%. 

Além disso, o resultado fraco foi disseminado entre todas as grandes categorias econômicas à exceção dos bens de consumo duráveis, que registraram alta de 6%. A maior queda foi a dos bens de capital, que se referem aos investimentos feitos pelas empresas para a sua própria produção e caíram 33,5%. 

O técnico de planejamento e pesquisa do Ipea, Leonardo Mello de Carvalho, explica que uma parte da queda se deve a retração das importações e pela redução da demanda doméstica.

Mas ele ressalva que a recuperação da economia mundial, com o crescimento do preço das commodities tem impactado positivamente alguns setores que mais exportam, como o agronegócios e as indústrias extrativas.

A demanda interna da indústria extrativa mineral, por exemplo, apresentou crescimento de 7,1%, compensando a queda de 6,4% no período anterior. Já na indústria da transformação, a queda ficou em 5,6%, refletindo o resultado negativo de 14 dos 22 segmentos pesquisados que tiveram recuos. O maior deles foi verificado na indústria de outros equipamentos de transportes, que despencou de 27% na comparação com março. Na outra ponta, os destaques positivos foram a produção de veículos automotores, com alta de 4%, e a indústria de alimentos, que avançou de 2,8%.

Edição: Vitória Elizabeth/ Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Pesquisa indica que vacinados continuam a transmitir a covid-19

Quem está vacinado contra a covid-19 ainda pode transmitir a doença e também contrair o coronavírus, ainda que com menor gravidade. Essas são as conclusões de um estudo da Fapesp.

Baixar arquivo
Saúde

Em 24 anos, SP registra queda de 74% de mortes por Aids

Em 1995, foram registrados 7.739 óbitos. Em 2019, caiu para 2.049 mortes.

Baixar arquivo
Geral

Governo deve apresentar reformulação de programas sociais

As mudanças devem juntar diversos programas sociais já existentes e beneficiar cerca de 17 milhões de pessoas. Atualmente, o Bolsa Família atende em torno de 14 milhões de pessoas.

Baixar arquivo
Esportes

Tóquio 2020: Japonês vence individual geral da ginástica artística

O brasileiro Caio Souza terminou na 17ª posição na final do individual geral masculino de ginástica artística. Já o paulista Diogo Soares foi o 20° colocado.

Baixar arquivo
Economia

Prorrogada suspensão dos procedimentos de benefícios sociais

A portaria do Ministério da Cidadania foi publicada nessa terça-feira (27) no Diário Oficial da União.

Baixar arquivo
Esportes

Tóquio: Brasil pega Egito nas quartas de final no futebol masculino

A liderança do Grupo D ficou definida após o Brasil vencer a Arábia Saudita por 3 a 1 no Estádio de Saitama, na cidade de Saitama. 

Baixar arquivo