Consumo Aparente de Bens Industriais registra queda de 5,4% em abril

Publicado em 08/06/2021 - 15:23 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Indicador de Consumo Aparente de Bens Industriais registrou queda de 5,4% no mês de abril, em relação a março, de acordo com o IPEA, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. O índice analisa a parcela da produção industrial do país destinada ao mercado interno, acrescida das importações. 

Já na comparação com abril do ano passado a alta chegou a 28,9%, enquanto a variação acumulada em doze meses teve resultado nulo. Mas na passagem entre os meses, houve recuo tanto na produção interna destinada ao mercado nacional, de 2%, quando na importação de bens industriais de 10,6%. 

Além disso, o resultado fraco foi disseminado entre todas as grandes categorias econômicas à exceção dos bens de consumo duráveis, que registraram alta de 6%. A maior queda foi a dos bens de capital, que se referem aos investimentos feitos pelas empresas para a sua própria produção e caíram 33,5%. 

O técnico de planejamento e pesquisa do Ipea, Leonardo Mello de Carvalho, explica que uma parte da queda se deve a retração das importações e pela redução da demanda doméstica.

Mas ele ressalva que a recuperação da economia mundial, com o crescimento do preço das commodities tem impactado positivamente alguns setores que mais exportam, como o agronegócios e as indústrias extrativas.

A demanda interna da indústria extrativa mineral, por exemplo, apresentou crescimento de 7,1%, compensando a queda de 6,4% no período anterior. Já na indústria da transformação, a queda ficou em 5,6%, refletindo o resultado negativo de 14 dos 22 segmentos pesquisados que tiveram recuos. O maior deles foi verificado na indústria de outros equipamentos de transportes, que despencou de 27% na comparação com março. Na outra ponta, os destaques positivos foram a produção de veículos automotores, com alta de 4%, e a indústria de alimentos, que avançou de 2,8%.

Edição: Vitória Elizabeth/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo
Geral

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, conclui Moraes

Na avaliação do ministro do STF, o ex-presidente não violou a medida cautelar que o proíbe de se ausentar do país. No entanto, foi mantida a apreensão do passaporte de Bolsonaro. 

Baixar arquivo
Economia

Local de prova do Concurso Nacional Unificado será divulgado hoje

A partir das 10 horas da manhã, desta quinta-feira (25), o cartão de confirmação do Enem dos Concursos estará disponível na Área do Candidato, na mesma página da Internet em que foi feita a inscrição.

Baixar arquivo