Indicador de mercado de trabalho da FGV tem segunda alta consecutiva

Índice subiu 4,7 pontos na virada de abril para maio

Publicado em 11/06/2021 - 12:15 Por Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O indicador que avalia as tendências do mercado de trabalho, com base em entrevistas com consumidores e empresários da indústria, subiu 4,7 pontos na virada de abril para maio. Foi a segunda alta consecutiva, após o avanço de 1,6 ponto de março para abril. 

Com o resultado, divulgado nesta sexta-feira (11) pela Fundação Getulio Vargas, o Indicador Antecedente de Emprego chegou a 83,4 pontos, mesmo patamar do início do ano. A principal contribuição para a alta veio do componente da Situação Atual dos Serviços.

Na avaliação do economista da FGV Rodolpho Tobler, a melhora nas expectativas para o mercado de trabalho tem sido influenciada pela flexibilização das medidas restritivas e o avanço da vacinação contra a covid-19.

O cenário para os próximos meses, ainda segundo o economista, sugere continuidade da recuperação do mercado de trabalho. Tobler alerta, no entanto, que a retomada gradual está sujeita a riscos, em especial, de novas ondas da pandemia de coronavírus.

Os dados da FGV mostram ainda que, dos sete componentes do indicador, seis deram contribuição positiva para o resultado do mês. Apenas o componente que mede a Tendência de Negócios da Indústria contribuiu de forma negativa para o resultado.

Edição: Vitória Elizabeth/ Renata Batista

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

CNC vai levar propostas sobre o Turismo para os candidatos em 2022

Oferecer alternativas para impulsionar o setor turístico brasileiro, que foi fortemente afetado pela pandemia da covid-19. Essa é a proposta do Projeto Vai Turismo. A iniciativa pretende elaborar orientações aos candidatos ao poder executivo, nas eleições de 2022, estaduais e nacional.

Baixar arquivo
Esportes

Maratonista brasileiro treina no Quênia para Jogos de Tóquio

Daniel está em Iten desde o último dia 6 e lá permanecerá até o embarque para a Olimpíada de Tóquio. Em maio, o paulista de apenas 22 anos já havia passado duas semanas no Quênia, com o técnico Neto Gonçalves, preparando-se para a primeira maratona da carreira, em Lima, no Peru.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Biodiversidade da costa litorânea carioca passa a ser monitorada

A costa litorânea carioca já está sendo monitorada mais de perto. O objetivo é identificar e monitorar as espécies mais ameaçadas do litoral, sobretudo as exclusivas da região, e promover, juntamente com institutos de pesquisa, a manutenção da biodiversidade.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça inglesa analisa recurso das vítimas da tragédia em Mariana

A justiça da Inglaterra começou a analisar, nesta terça-feira, recurso de um pedido de indenização aos atingidos pelo rompimento, em 2015, da Barragem do Fundão, na cidade de Mariana, em Minas Gerais. A Inglaterra é sede da empresa BHP, que em conjunto com a Vale, são donas da Samarco.

Baixar arquivo
Cultura

Festival de Música da Rádio MEC recebe número recorde de inscrições

Mais de 2 mil compositores inscreveram seus trabalhos no Festival de Música da Rádio MEC deste ano. O número é um recorde em relação à edição do ano passado, que teve 1.023 canções inscritas. A categoria mais concorrida é a de MPB, com 1.371 composições.

Baixar arquivo
Geral

Semana Internacional do Turismo para Todos oferece passeios virtuais

A segunda edição da Semana Internacional do Turismo para Todos, Solidário e Sustentável é promovida pela Organização Internacional de Turismo Social, com a participação do Sesc São Paulo. O evento ocorre exclusivamente em ambiente digital.

Baixar arquivo