Índice de Preços ao Produtor encerra mês de abril em 1,89%

Publicado em 01/06/2021 - 17:00 Por Solimar Luz - Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A inflação de produtos industrializados, medida pelo Índice de Preços ao Produtor (IPP), encerrou o mês de abril em 1,89%. A taxa é inferior à registrada em março, que ficou em 4,63%. Na comparação mês a mês, o resultado de abril é o 21º  IPP positivo consecutivo.

A pesquisa, divulgada nesta terça-feira pelo IBGE, mede a variação dos preços de produtos na “porta da fábrica”, sem levar em conta os impostos e frete, de 24 atividades das indústrias extrativas e de transformação.

Analista da pesquisa, Murilo Alvim destaca que a desaceleração registrada no mês avaliado está relacionada à queda no preço do dólar.

Por outro lado, houve alta de preço em 18 das 24 atividades pesquisadas. O destaque ficou para produtos químicos, alimentos, metalurgia e metal.

De acordo com o levantamento, o setor de alimentos foi afetado principalmente pela alta da soja e seus derivados, assim como pelo aumento das carnes bovina e de aves, que tiveram uma maior demanda externa.

Edição: Vitoria dos Santos / L Pedrosa

Últimas notícias
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Geral

MPF quer embargo da obra que instala tirolesa no Pão de Açúcar

O projeto, autorizado pelo Iphan, prevê a instalação de uma tirolesa que liga o Pão de Açúcar e à Urca, cartão postal do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo
Educação

Rede pública de SP planeja uso de IA; professores vão debater medida

A medida foi anunciada pela Secretaria de Educação do estado. Os conteúdos elaborados pela inteligência artificial vão ter que passar pelo aval dos professores, antes da utilização pelos estudantes. 

Baixar arquivo