Inflação tem alta de 0,83% em maio e acumula taxa de 8,06% em 12 meses

Publicado em 09/06/2021 - 16:19 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A inflação oficial medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo avançou 0,83%, em maio, maior taxa para este mês em 25 anos. Com isso, o índice acumula alta de 3,22% em cinco meses, bem próximo da meta estabelecida pelo Banco Central para 2021, que é de 3,75%.  Em doze meses, a taxa chega a 8,06%.

De acordo com o gerente da pesquisa Pedro Kislanov, aumento nos preços foi verificado em todas as categorias pesquisadas pelo IBGE, mas o maior impacto veio do grupo habitação, que teve a maior variação ao subir 1,78%.

Também se destacam os aumentos de 0,76% do grupo de saúde e cuidados pessoais, principalmente por causa da alta de 1,47 nos produtos farmacêuticos, e de 0,44% dos alimentos e das bebidas, que têm grande peso nos gastos das famílias.

As quedas nos preços das frutas e da cebola ajudaram a desacelerar o custo da alimentação no domicílio, o que, no entanto, foi compensado pela alta de 2,24% nas carnes que já subiram 38% nos últimos 12 meses.

Por outro lado, as altas nos preços dos lanches e das refeições deixaram a alimentação fora do domicílio 0,98% mais cara. De acordo com o gerente do IBGE, isso pode ser explicado pelo encarecimento dos ingredientes, como as carnes, mas também pela flexibilização de medidas restritivas, o que gerou mais demanda.

Edição: Vitória Elizabeth/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

Operação mira esquema de venda ilegal de óleo de maconha

O esquema contava com a participação de influenciadores digitais na venda de óleo de maconha para uso em cigarros eletrônicos, os vapes. E os produtos eram vendidos por meio de sites na internet, de perfis em redes sociais e no Whatsapp.  

Baixar arquivo
Política

Pacheco defende PEC do Quinquênio

A proposta estabelece um bônus de 5% a cada cinco anos trabalhado para magistrados, Ministério Público, delegados da Polícia Federal, advogados públicos e outras categorias.

Baixar arquivo
Geral

Câmara aprova programa para setor de eventos com teto de R$ 15 bilhões

O Programa vai valer para setores como hotéis, shows, restaurantes e eventos esportivos. E ficam de fora, por exemplo, pensões, fretamento rodoviário de passageiros e excursões e transporte marítimo de passageiros aquaviários para passeios turísticos. 

Baixar arquivo
Justiça

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo