Inflação tem alta de 0,83% em maio e acumula taxa de 8,06% em 12 meses

Publicado em 09/06/2021 - 16:19 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A inflação oficial medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo avançou 0,83%, em maio, maior taxa para este mês em 25 anos. Com isso, o índice acumula alta de 3,22% em cinco meses, bem próximo da meta estabelecida pelo Banco Central para 2021, que é de 3,75%.  Em doze meses, a taxa chega a 8,06%.

De acordo com o gerente da pesquisa Pedro Kislanov, aumento nos preços foi verificado em todas as categorias pesquisadas pelo IBGE, mas o maior impacto veio do grupo habitação, que teve a maior variação ao subir 1,78%.

Também se destacam os aumentos de 0,76% do grupo de saúde e cuidados pessoais, principalmente por causa da alta de 1,47 nos produtos farmacêuticos, e de 0,44% dos alimentos e das bebidas, que têm grande peso nos gastos das famílias.

As quedas nos preços das frutas e da cebola ajudaram a desacelerar o custo da alimentação no domicílio, o que, no entanto, foi compensado pela alta de 2,24% nas carnes que já subiram 38% nos últimos 12 meses.

Por outro lado, as altas nos preços dos lanches e das refeições deixaram a alimentação fora do domicílio 0,98% mais cara. De acordo com o gerente do IBGE, isso pode ser explicado pelo encarecimento dos ingredientes, como as carnes, mas também pela flexibilização de medidas restritivas, o que gerou mais demanda.

Edição: Vitória Elizabeth/ Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Na Semana de Políticas sobre Drogas entorpecentes são incinerados

No Rio de Janeiro 20 toneladas de drogas apreendidas no estado foram incineradas nesta quinta-feira. A ação foi realizada na Companhia Siderúrgica Nacional, em Volta Redonda, no Sul fluminense.

Baixar arquivo
Geral

54 cidades no NE serão atendidas por obras de abastecimento de água

O governo federal assinou, nesta quinta (24), duas ordens de serviço para ampliar o abastecimento de água em cidades nordestinas. Uma das obras autorizadas é a construção da barragem Poço de Varas, que vai levar água potável para 42 mil pessoas.

Baixar arquivo
Justiça

Daniel Silveira é preso novamente após violar tornozeleira eletrônica

Na avaliação de Alexandre de Moraes o  restabelecimento da prisão é necessário, já que Silveira desrespeitou as restrições.

Baixar arquivo
Geral

Distrito Federal amplia flexibilização de medidas de restrição

Um novo decreto do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, publicado nesta quinta-feira, flexibiliza o horário de funcionamento de bares e restaurantes e do toque de recolher.

Baixar arquivo
Saúde

CPI da Pandemia: 305 mil mortes poderiam ter sido evitadas, diz médica

Pesquisadores defenderam medidas de contenção e distanciamento social LEi

Baixar arquivo