Pesquisa aponta queda no abate de bovinos e alta no de frango e suínos

Publicado em 08/06/2021 - 16:45 Por Lígia Souto, Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O abate de bovinos no país diminuiu 10,6% no primeiro trimestre deste ano, em relação a igual período de 2020. Segundo dados divulgados nesta terça-feira pelo IBGE, de janeiro a março foram abatidos seis milhões e meio de animais bovinos, menor patamar desde 2009.

A redução foi observada em 23 das 27 Unidades da Federação, com destaque para Mato Grosso, Rondônia, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Já o abate de suínos teve alta de 5,7% nessa mesma base de comparação, assim como o de frangos, que cresceu 3,3%. Com mais de 12 milhões e meio de animais, o abate de suínos atingiu o maior índice para um 1º trimestre desde o início da série histórica, em 1997. O mesmo recorde foi alcançado com o abate de mais de um bilhão e meio de frangos.

Na comparação com o quarto trimestre de 2020, o levantamento aponta que redução de 10,9% no abate de bovinos, enquanto o de suínos aumentou 0,6% e o de frango cresceu 0,7%.

O instituto informou ainda que a aquisição de leite no primeiro trimestre alcançou 6,56 bilhões de litros, um aumento de 1,8% em relação ao primeiro trimestre de 2020 e queda de 3,5% em relação aos últimos três meses do ano passado.

De janeiro a março, o país produziu 978 milhões de dúzias de ovos de galinha, uma alta de 0,3% na comparação anual e baixa de 1,3% em relação ao trimestre imediatamente anterior.

Já a aquisição de peças de couro pelos curtumes, no mesmo período, recuou 6,6% frente ao 1º trimestre de 2020 e foi 8% menor que a do quarto trimestre de 2020, somando 7 milhões de peças inteiras de couro cru.

Edição: Vitória Elizabeth/ Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Política

Projeto que autoriza privatização dos Correios é aprovado na Câmara

O parecer do relator, deputado Gil Cutrim, do Republicanos, prevê  que  após o leilão, a estatal será transformada em uma empresa de economia mista, que passará a ser chamada de Correios do Brasil. E a  Anatel passa a regulamentar os serviços postais.

Baixar arquivo
Política

Lei de combate à violência política contra a mulher é sancionada

Uso indevido pelos partidos de nomes de mulheres apenas para o preenchimento da cota de 30% e o desvio dos recursos destinados ao financiamento das campanhas femininas estão entre os principais casos de violência política contra a mulher no Brasil.

Baixar arquivo
Segurança

Operação Shark desarticula grupo que aplicava golpes em empréstimos

Uma ação conjunta das polícias civis do Distrito Federal e do Rio de Janeiro desarticulou nesta quinta-feira um grupo especializado em aplicar golpes de empréstimos de dinheiro. Além do Rio e do DF, os criminosos atuavam nos estados de São Paulo e Pernambuco.

Baixar arquivo
Saúde

41 pessoas recebem medalhas do Mérito Médico e Mérito Oswaldo Cruz

As medalhas de ouro foram entregues a 15 ministros do governo, além dos presidentes da Câmara, Arthur Lira e do Senado, Rodrigo Pacheco

Baixar arquivo
Economia

Dia dos Pais: 32% dos brasileiros devem dar presentes aponta pesquisa

Domingo é Dia dos Pais. E pesquisa da Associação Comercial de São Paulo aponta que apenas 32% dos brasileiros planejam comprar um presente para celebrar a data. A pesquisa nacional mostra ainda que 19% dos consumidores ouvidos ainda estão indecisos.

Baixar arquivo