Pesquisa do IBGE mostra crescimento no setor da construção em 2019

Publicado em 17/06/2021 - 16:41 Por Lígia Souto, Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A indústria da construção no Brasil gerou R$ 288 bilhões em valor de incorporações, obras e serviços em 2019. O montante representa um crescimento anual de1.5%, registrado após dois anos consecutivos de retração. Os dados são da Pesquisa Anual da Indústria da Construção, divulgada nesta quinta-feira pelo IBGE.

O levantamento detalha queda na participação das obras de infraestrutura no valor gerado pelo setor: se em 2010 elas respondiam por 44,1% da indústria da construção, em 2019 caíram para 32,2%. Já Construção de edifícios avançou de 39,1% para 44,2% no período, assumindo o primeiro lugar no ranking. A maior alta, no entanto, segundo a pesquisa, foi observada nos serviços especializados para construção, que subiram de 16,8% em 2010 para 23,6% em 2019.

Em relação à mão de obra, o estudo aponta que o número de pessoas ocupadas na indústria da construção subiu 1,7% em 2019 na comparação com o ano anterior, o que representa a geração de mais de 32 mil postos de trabalho, primeiro resultado positivo desde 2014.

O analista do IBGE, Marcelo Miranda, responsável pela pesquisa, explica que a recuperação foi impulsionada pelo segmento de serviços especializados para construção, que cresceu 8,2% em salários pagos e 9,5% em pessoal ocupado. O ganho, segundo o analista, ameniza as perdas acumuladas entre 2014 a 2019.

Apesar da ligeira recuperação, em relação a 2010, o setor acumula queda de 22,5% na ocupação, com perda de 554 mil postos de trabalho.

No ano analisado, as empresas da construção pagaram quase R$57 bilhões em salários, a maior parte paga no segmento de obras de infraestrutura.

A pesquisa mostra, ainda, que o setor tinha 125 mil empresas ativas ao final de 2019, o que representa um crescimento de mais de 60% em relação a 2010. O analista da pesquisa Marcelo Miranda destaca que houve diversas mudanças estruturais importantes na indústria da construção, entre elas, a redução no porte das empresas e a substituição do modelo centralizado de produção das grandes empresas para o especializado de companhias de menor porte.

A participação do setor público na indústria da construção caiu de 41,4% em 2010 para 30,3% em 2019. Nas Obras de infraestrutura, a queda foi de 8,4 pontos percentuais.

Edição: Vitória Elizabeth/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo