Pix terá mecanismo especial de devolução de transferências

Novo sistema vai entrar em operação no dia 16 de novembro

Publicado em 08/06/2021 - 18:02 Por Luísa Câmara* - Estagiária da Rádio Nacional - Brasília

O Banco Central informou que aprovou nesta terça-feira (8) a criação de um mecanismo especial de devolução do Pix, sistema de transferências em tempo real da instituição. O novo sistema vai entrar em operação no dia 16 de novembro deste ano.

Desde o lançamento do Pix, a função de devolução está disponível, o que permite que o usuário que recebe o dinheiro o devolva, total ou parcialmente. Entretanto, não havia previsão de que a devolução fosse iniciada pela instituição de relacionamento do usuário recebedor.

O Banco Central explicou que o estabelecimento do mecanismo especial vai dar mais celeridade e eficiência ao processo de devolução, aumentando a possibilidade de os usuários reaverem os valores nos casos de fraude.

A instituição que efetuar uma devolução utilizando-se do mecanismo especial precisará notificar o usuário quanto à realização do débito da conta. Além disso, a transação vai constar no extrato das movimentações.

* Com supervisão de Bianca Paiva.

Edição: Bianca Paiva/ Renata Batista

Últimas notícias
Economia

IPCA-15: prévia da inflação fica em 0,58% em janeiro, informa IBGE

Com o resultado divulgado nesta quarta-feira pelo IBGE, nos últimos 12 meses, a variação do IPCA-15 foi de 10,20%, abaixo dos 10,42% observados nos 12 meses imediatamente anteriores.

Baixar arquivo
Saúde

Cremerj lança Cartilha Verão com orientações para cuidar da saúde

A cartilha alerta também para o combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika, e destaca a importância dos cuidados contra a gripe.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de terça e próximas partidas do futebol

Copa Africana de Nações, o Senegal venceu o Cabo Verde e está nas semifinais, o Marrocos bateu o Malawi por 2 a 1.

Baixar arquivo
Esportes

Brasil estreia com vitória no Torneio Sul-Centro de Handebol

Os guerreiros venceram os paraguaios por 46 x 19 e assumiram a liderança do Grupo B

Baixar arquivo
Geral

Tragédia em Brumadinho: após três anos, famílias pedem justiça

Um protesto nessa terça-feira (25) marcou os três anos da tragédia do rompimento da barragem do Córrego Feijão. Das 272 vítimas, seis ainda não foram localizadas.

Baixar arquivo
Geral

Curso da Enap aborda papel das comunidades terapêuticas

São 30 horas de conteúdo gratuito e online que detalha a importância da reabilitação de dependentes químicos. O curso é promovido pelo governo federal.

Baixar arquivo