Programa de Manutenção do Emprego atende gravidas e mulheres com bebê

Publicado em 08/06/2021 - 08:04 Por Daniella Longuinho, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Grávidas ou mulheres que voltam da licença-maternidade podem ser inseridas, desde o final de abril,  no novo Programa de Manutenção do Emprego e da Renda, que dispõe sobre medidas complementares para o enfrentamento das consequências da pandemia de covid-19.

De acordo com o Ministério da Economia, a empregada gestante poderá receber o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda quando a empresa optar por reduzir a jornada e o salário, ou suspender o contrato de trabalho, pelo prazo máximo de quatro meses, observando as mesmas regras que se aplicam aos demais trabalhadores atendidos pelo programa.

Já sobre a estabilidade, há uma diferença que beneficia as trabalhadoras gestantes. Para os trabalhadores em geral, o prazo da estabilidade é o mesmo que a empresa aderir ao programa. Por exemplo, se a empresa se beneficiar por dois meses, todos os empregados também terão estabilidade de dois meses.

O professor de Direito da Fundação Getúlio Vargas Paulo Renato Fernandes explica que, no caso da gestante, a estabilidade constitucional, que tem início com a confirmação da gravidez e vai até cinco meses após o parto, não será prejudicada pelo programa. Essa estabilidade se soma ao prazo de adoção à medida de manutenção do emprego.

Outra informação importante a ser observada na Medida Provisória que instituiu o novo programa emergencial diz respeito ao salário maternidade. A advogada Natália Goulart destaca que a empregada gestante tem direito a substituição do recebimento do benefício emergencial para o salário maternidade no valor integral.

Vale lembrar que as garantias que constam no programa integram o sistema de proteção da mulher grávida previsto na Constituição.

Edição: Bianca Paiva/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo